BIOSSEGURANÇA Para leigos

Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade. Ou simplesmente visa prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos.

Biossegurança envolve as seguintes relações: tecnologia- risco -homem. Que engloba todas as medidas que visam evitar riscos físicos (radiação ou temperatura), químicos (substâncias tóxicas), biológicos (agentes infecciosos) e psicológicos, (como o estresse). No Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo organismos geneticamente modificados e questões relativas a pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança - N.11.105 de 24 de Março de 2005. Exemplo típico de discussão legal da biossegurança são os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética.

CONTAMINAÇÃO: A contaminação cruzada pode ser definida como a transmissão de agentes infecciosos entre pacientes e equipe dentro de um ambiente clínico. Nos casos de portadores assintomáticos, o indivíduo não apresenta história progressiva de infecção; no entanto, esse indivíduo pode possuir microrganismos infecciosos na saliva e no sangue (sem sintoma). Portanto, independentemente do perfil do paciente o profissional deverá utilizar os princípios das “Precauções Padrão”.

A qualidade de vida sofre um reflexo direto das condições do local de trabalho. O ambiente de trabalho quando é salutar proporciona resultados satisfatórios.

Outro conceito é de que Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Uma outra definição, é encontrada em Costa (1996), no qual aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos".

Nesse sentido, é possível entendê-la como um processo de aquisição de conteúdos e habilidades, com o objetivo de preservação da saúde do homem e do meio ambiente. Ou somatório de conhecimentos, hábitos, comportamentos e sentimentos, que devem ser incorporados ao homem, para que esse desenvolva, de forma segura, sua atividade profissional.

No Brasil a Lei de Biossegurança relaciona-se a Organismos Geneticamente Modificados. Um ponto importante é que a biossegurança hospitalar não possui lei própria.

Embora se saiba que o risco zero é uma meta utópica, jamais será alcançada, é necessário buscar métodos que reduzam e previnam os acidentes.

CERTIFICAÇÃO DE BIOSSEGURANÇA

As organizações públicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais, financiadoras ou patrocinadoras de atividades ou de projetos referidos neste artigo, deverão certificar-se da idoneidade técnico-científica e da plena adesão dos entes financiados, patrocinados, conveniados ou contratados às normas e mecanismos de salvaguarda previstos nesta lei, para o que deverão exigir a apresentação do Certificado de Qualidade em Biossegurança de que trata o art. 6o, inciso XIX, sob pena de se tornarem corresponsáveis pelos efeitos advindos de seu descumprimento.

Medidas de biossegurança específicas devem ser adotadas por laboratórios e aliadas a um amplo plano de educação baseado nas normas nacionais e internacionais quanto ao transporte, à conservação e à manipulação de microorganismos patogênicos. Equipamentos de contenção adequados.

Há uma crescente preocupação sobre o possível uso de materiais biológicos, químicos e radioativos como agentes para o terrorismo. Em resposta a essas preocupações, as seguintes normas orientam essas questões de segurança laboratorial (por exemplo, prevenção da entrada de pessoas não autorizadas em áreas laboratoriais e prevenção da remoção não autorizada de agentes biológicos perigosos).

Resumo da obra "BIOSSEGURANÇA" do site http://www.cidadeliteratura.com.br

FSantana
Enviado por FSantana em 30/10/2012
Código do texto: T3959829
Classificação de conteúdo: seguro