A Praça É Nossa
A Praça é Nossa
A Praça É Nossa é um sucesso de audiência no SBT. Foi criado em 1956 por Manuel de Nóbrega, com o nome de A Praça da Alegria. Reunia um cenário simples e ao mesmo tempo muito prático: um banco de uma praça, por onde iam passando vários personagens.Estreou em 1957 na Tv Paulista, passando em meados de 1965 a 1970 pela Tv Rio e Rede Record, Luis Carlos Mielle apresentou-a pela Rede Globo em 1977 a 1979, passou um período fora, até voltar ao ar em 1987, pela Band, com o Filho de Manuel, Carlos Alberto e o título de Praça Brasil, no mesmo ano com o sucesso se transfere para o Sbt, por onde perdura a 25 anos.
Ao longo de sua história no SBT, o programa A Praça é Nossa contou com estrelas do humor brasileiro que marcaram época e deixaram saudades, como Ronald Golias, responsável pelos personagens Pacífico, Bronco e Professor Bartolomeu. Além de Maria Tereza, que interpretou por anos A Fofoqueira e Lady Grace Benedita. E o ator Jorge Lafond, que eternizou a personagem Vera Verão.
E mais artistas que já se foram, mas ainda permanecem em nossas memórias, como: Nhô Moraes (Emílio Fingoli); O Homem do Bumbo (Lilico); Cocada (Roni Cócegas); O Homem de Itu (Simplício); A Mulher do Oscar e Lola, a Repórter (Consuelo Leandro); A Velha Surda, Seu Explicadinho e Philadelpho (Rony Rios); entre outros.
A praça é nossa é daqueles programas que você pode as vezes não assistir mais, porém de vez em quando se depara com um de seus quadros, quem não conhece o deputado João Plenário ? Uma interpretação magnífica da realidade brasileira, além de outros tantos que fizeram uma espécie de renovação no programa como o que bebe demais, as moças bonitas, o fofoqueiro, os mínimos detalhes e todo aquele charme que uma praça traz, diversos estilos de pessoas. A Frase final "Eu no meu velho e querido banco, por quê ? A praça é nossa" virou uma marca registrada. Outro fato importante para o sucesso é a simplicidade do apresentador e diretor Carlos Alberto de Nóbrega, que segue os passos do pai e já está passando para nova geração com Marcelo Nóbrega, seu filho e diretor atual do programa, Carlos Alberto sabe mais do que ninguém interpretar humor com seriedade, um estilo Dedé Santana, por isso seu nome e o da Praça estão em nossos corações.