Livro: Ler e escrever
Livro: koch, Ingedore Villaça.Maria Elias,Vanda. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2ed. São Paulo: Contexto,2011.
No livro “Ler e Escrever” as autoras mostram de forma simples e didática algumas estratégias de produção de texto, apresentando teorias e explicações de forma clara para todos aqueles que são interessados no estudo de textos, principalmente para os professores quem ensinam a Língua Portuguesa.
O livro é dividido em oito capítulos, que mostram através de diferentes tipos e gêneros textuais, uma relação de texto e escrita nas praticas de ensino. Os textos também ressaltam a pratica de escrita como sendo uma pratica social e importante.
As autoras se baseiam em alguns teóricos em suas argumentações e explicações, estudiosos como Fávero, Preti, Backtin, Marcuschi entre outros.
Nos seus primeiros capítulos é apresentando as modalidades da língua, com uma visão sociocognitiva e interacional da linguagem. E ainda é ressaltado a importância da coprodução discursiva.
Através de exemplos e teorias, as autoras mostram que um texto só produz sentido para o leitor, quando o produtor leva em conta o contexto histórico, social e cultural e o repertório daquele a que se destina o texto.
Além desses aspectos, não poderíamos deixar de falar dos gêneros, que são modelos construídos socialmente que tem por função contextualizar algo, por isso a produção escrita está sempre ligada a um gênero textual.
Ao longo dos estudos sobre o texto mostra-se que o escritor faz uso de estratégias, recursos linguísticos e articulações de escrita para desenvolver um texto coerente e coeso.
Podemos falar ainda de alguns elementos presentes nos textos como a intertextualidade, referenciação, manutenção do eixo temático, legabilidade, coesão, utilização de léxicos temáticos entre outros.
A obra mostra diferentes aspectos que são fundamentais para que um texto possa produzir sentido e cumprir sua função social. Mostrando a importância do professor em orientar os alunos em relação ao uso de estratégias para que possa elaborar um texto coerente e coeso.