Desenvolvimento Sustentável
Resenha
(Desenvolvimento Sustentável)
O homem sempre teve uma relação com a natureza de forma bastante divergente, onde com toda sua inteligência gananciosa e com seus desejos de consumo e conforto [...], em alguns casos o homem tem que escolher entre sua sobrevivência e a preservação da natureza, como é o caso do agricultor que tira da terra o alimento que leva à mesa [...]. É preocupante um desenvolvimento sem limites protagonizado pelo homem em prol de seus objetivos próprios [...].
O relacionamento da importância das questões ambientais tem determinado uma discussão cada vez maior sobre os padrões de desenvolvimento sustentável e as implicações entre suas diferentes dimensões: econômica; social; ambiental e cultural [...]. Com o acirramento do processo de globalização, autoridades de 172 governantes e estudiosos do mundo inteiro reuniram-se em 1992, no Rio de Janeiro, para a conferência das nações unidas (CNUMAD), esta conferência foi popularizada com o titulo de RIO 92, conseguiu reunir 108 chefes que aprovaram a “Agenda 21”, em 2002 a organização das nações unidas aprovou a carta da terra [...]. Desde então, percebemos muito progresso em relação ao pensamento e postura das pessoas com que o meio ambiente está sendo explorado. Apresentando um conjunto de requisitos para uma boa convivência da humanidade com o planeta [...].
Dentro do contexto histórico do desenvolvimento sustentável, [...] seja pela preocupação econômica, a escassez das energias não renováveis, pelo despertar da consciência humana, pela preservação do planeta, sem que não venha comprometer as gerações futuras. Como conseguir tal feito? O homem vem exercendo total dominação [...]. Para isso é fundamental importância dos recursos oferecidos pela natureza. É imprescindível que a geração de energia oriunda de fontes renováveis vem despertando o interesse de vários países, [...] e que não agrida o meio ambiente. Para que se alcance o objetivo básico do desenvolvimento sustentável é necessário que as questões ambientais estejam integralmente definidas, [...]. Verifica-se que quando se fala de sustentabilidade, não somente se trata de aspectos ecológicos que mantêm as atividades do homem nos conceitos deste tipo de desenvolvimento, mas também existem outros aspectos que são importantes para um desenvolvimento sustentável.
O Brasil rico em energia renovável, porem pouco utilizada, com a energia eólica, biomassa, fotovoltaica entre outras renováveis [...]. É possível que todos os recursos se renovem de forma natural, [...]. A preservação e conservação dos recursos naturais possuem uma das maiores e mais ricas biodiversidades, as interações que existem entre eles e destes com o ambiente, e com uma das maiores reservas de água doce do planeta, [...] em território brasileiro e um terço de toda a floresta tropical que ainda resta no planeta [...]. O ambiente precisa ser priorizado independente do volume econômico que esteja em jogo.
Segundo Leonardo Boff, “estamos diante de um momento critico na história da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro [...] ou ariscar a nossa destruição e a da diversidade da vida”.
As empresas passaram a ter uma responsabilidade ambiental, com isso passaram a se perceber como parte integrante de um ambiente que vem sendo há muito tempo degradado e que essa degradação brevemente poderá afeta-la, caso não sejam tomadas iniciativas para tentar reverter essa situação.
As empresas já haviam percebido que uma atitude por parte delas será a solução ou mesmo a minimização de muitas dos problemas ambientais. [...], passando assim da posição de geradoras de problemas ambientais, a assumir o papel de “salvadora do meio ambiente” [...]. Muitas e eficazes são as iniciativas privadas de luta por questões ambientais administradas por organizações não governamentais. Em áreas a atuação das ONG’s é a única ação existente. Com a ISO 14000, [...] determina o sistema de gestão ambiental de uma empresa ela será perfeitamente capaz de:
Avaliar quais as consequências que as atividades de uma determinada empresa podem trazer para o meio ambiente [...]. No dia 31 de agosto de 1981, foi criada a primeira lei Brasileira que menciona a necessidade de uma qualidade ambiental propícia à vida e o desenvolvimento sócio econômico. Na constituição federal de 1988, foi incorporado o conceito de desenvolvimento sustentável [...], onde confirma a importância do assunto.
Considerando tudo isso, é necessário fazer uma analise dos riscos para ponderar a existência de fonte de recursos renováveis [...], observam que para se alcançar um desenvolvimento realmente sustentável será necessário todo um cuidado com os recursos naturais, incluindo os renováveis, pois uma ação indevida poderá trazer consequências catastróficas ao meio ambiente como o desparecimento de espécies ou reservas ambientais.
Visão tradicional de desenvolvimento restringe-se à dimensão econômica, ou seja, um meio de obter qualidade de vida, respeitando as características culturais e os limites ecológicos. A sustentabilidade desse processo agrega as dimensões sociais e ambientais, chegando ao chegando ao conceito de desenvolvimento sustentável.
Olinda, 30 de agosto de 2012, Janssen Mario da Motta.