O Albúm Da Década De 2000
A revista Billboard elegeu ano passado o Disco Invincible, lançado por Michael Jackson em 2001 como o Albúm da década de 2000, este foi o último trabalho de inéditas com o maior astro pop da história em vida.
Abaixo, uma resenha do Albúm da década, faixa por faixa:
UNBREAKABLE - Ritmo pegajoso, Voz marcante de Mj, sons e efeitos
excelentes diferentes de seu estilo, uma Mixagem perfeita de um Rap
Póstumo de Notorious Big, falecido em 1996, e pra finalizar o Grito
Marcante "Aaoowwww" com o toque que as vezes soa suave mas é
espetacular na música.
HEARTBREAKER - Ritmos e início perfeitos, sons excelentes, falsetos que lembram a era Off The Wall, ritmo rápido, melhor rap do album, Faltou apenas um refrão mais pegajoso o que prejudicou a música. O legal mesmo são os ritmos e alternâncias.
INVINCIBLE - Toque gostoso de se ouvir, Empolgação dos falsetos de Mj na faixa deram bom tom a ela, apesar de simples o refrão é legal, o rap no meio deu força, e os gritinhos famosos em falsetos também.
BREAK OF DAWN - Suave, gostosa, pra quem quer relaxar, ótima para ouvir a noite, Refrão pegajoso, ritmo diferente de Michael, e um toque muito legal, as rimas se combinam muito fácil, composição linda, assim como sua melodia.
HEAVEN CAN WAIT - Talvez uma das mais fracas do disco para alguns, mas aprendi a gostar dela com o tempo, ela é uma espécie de Baby be Mine de Thriller pra mim, escutava pouco e hoje uma das minhas favoritas. Ela lembra as Baladas de Off The Wall, só que moderna, talvez Mj tenha incluido ela no disco, pois tem sons bem atuais como as que predominavam na época, a voz dele é o que Levanta a música, aquela voz rouca, e quando ele volta a fazer os gritos em falsetos e alem disso inovação no ritmo, principalmente no efeito sonoro em que a voz dele fica diferente no final.
YOU ROCK MY WORLD - Quando foi lançada, eu esperava uma bem agitada, na primeira vez que ouvi não gostei, me acostumei, as vezes com o nome da música a gente imagina uma coisa, é outro estilo, o R & B de YRMW, foi perfeito, lembrou clássicos como Remember The Time, desde seu ritmo a la Rock With You, até sua voz, letra, melodia, sincronia, tudo em perfeita harmonia, a voz dele se altera em varios momentos, alternando desde a voz suave até a mais rouca e grave, isso dá um toque especial a música, assim como as várias
alternâncias delas em partes diferentes como no trecho "Girl i Know
this is love,..... You have you hereeeeeee, Hu", até o momento que se
para tudo, e fica só o ritmo, e o final, talvez o único erro, pois achei
exagerado com muitos gritos em Falseto e de forma meio diferente. do
Resto Fantástica. A música que combina o maior numero de
instrumentos, incrível.
BUTTERFLIES - O Som já diz tudo R&B na lata, incrivel que toda
vez que escuto Butterflies, lembro de músicas antigas dos anos 70, acho que ai está a magia dela, desde seu ritmo carismático, até sua letra divina e o melhor a alternância de vozes do Michael, seus agudos, e suas mudanças da voz normal, grave e aquela bem finininha dão um tom muito bom, o refrão como em You rock my world gruda no ouvido, muito legal de se ouvir.
SPEECHLESS - Mágia, é a palavra que eu posso descrever essa música, uma das 2 únicas canções em que Michael Fez sozinho, sem parcerias do album, é nisso que ele se supera, sempre achei suas melhores músicas ele só vide "Will you be there" "Heal the world" "They dont care" "Black or WHite" "Billie JEan", entre outras, "Speechless" entra na galeria das maiores canções de toda a obra de Michael, a palhinha nos ensaios da turnê This Is It mostraram que a música é mágica. Desde sua introdução perfeita, passando a sua letra linda e emocionante, que agrada desde os apaixonados aos que tem fé, até mostrar a voz mais bonita de Michael em todo o álbum. Em Speechless Michael Mostra o maximo de sua voz, misturando todos os efeitos possiveis, causando emoção, até o I love you final. Mas o mais espetacular desta obra prima são seus ritmos, quem se interessar, procure a versão instrumental e nela encontrar a magia que estou dizendo, os instrumentos utilizados, desde a intro são perfeitos, suaves, o violão, a batida, coral magnífico. Specheless é isso!
2000 WATTS - Com Certeza a mais inovadora, dançante e surpreendente do álbum, uma voz nunca ouvida do Michael antes em uma canção, voz forte, firme demais, grave, em estado de choque, sons e ritmos dos anos 2020,2030, Michael mais uma vez larga na frente, desde o inicio ela é surpreendente, seu ritmo inovador e nunca ouvido antes, até seu início com as vozes diferentes de fundo, até a própria voz de Mj mudada, e seu refrão que gravamos fácil, fácil, na metade da música tudo fica mais calmos, até um grito surpresa e um ritmo eletrificado, com Michael segurando a música até o fim. Das dançantes a mais inovadora, quem disse que Michael não inovou ?
YOU ARE MY LIFE - Talvez, se tivessemos um clipe para You are my life,estaríamos lembrando de You are not alone, claro que é uma comparação exagerada, mas muitos fizeram isso com You rock my world e Remember the time, por quê ? por causa do videoclipe. Esta bela balada, encanta desde a letra, até seus tons musicais e notas que lembra clássicos do The Carpenters, como de costume, Michael e sua voz divina dão o tom, misturando o suave com o desabafo no final, demais. O refrão também é destaque.
PRIVACY - Muito ouvir falar mau desta canção, mas podem rir, "Privacy" me lembra "Come Together" dos Beatles, toda vez que escuto me lembro disso, se pegarem a perfomance de michael em Moonwalker, e colocarem a música Privacy irão ver isto, talvez privacy tenha vindo na época errada, se tivesse vindo na era BAD em que tudo que michael lançava era perfeito para as pessoas seria um estouro, essa é uma das mais perdidas de mj em todo o disco, Começa com uma intro a lá michael (pessoas falando dele) passa pela letra a la michael (Sobre paparazzis) e.... opa, o ritmo também não é algo a la Michael, diferente, lembra uma canção de rock mais lento, o refrão é muito show, e o "Yeah Yeah" de Wanna be start something, na primeira vez me lembrei disso, enfim, uma mistura de ritmos. A parte final da guitarra perfeita, sincronia em tudo, até o fim e o desabafo final, no final pra
terminar ritmos, guitarras, gritos, que dão um tom especial a música.
DONT WALK AWAY - Dificil de falar, a letra parece uma despedida, lembra clássicos dos Jacksons como Push me Away, inovadora pois há uma atualização do ritmo para os anos 2000, linda, pérola, perfeita para um bom acústico, desde a intro suave de jackson, até seus instrumentos bem notaveis que nos fazem sonhar em um show acústico, totalmente sem as mega produções, "Dont Walk Away" faz isso, tão perfeita que nem precisa de efeitos especiais, na parte mais sensacional que faz essa canção entrar também na galeria das maiores da carreira deste Gênio da música, michael exagera em exibir sua perfeita voz "And Why, all my dreams be broken" alem da emoção que nos passa, nao contente com isso ele coloca um intervalo em que o ritmo fica bem marcante e tocante na música e ainda traz susurros e gritinhos arrepiantes, até a volta do desabafo final Novamente ele pergunta "Por q, sonhos tem de ser destruidos, não vá embora", e dai partimos para uma outra parte perfeita da música em que os back vocals cantam em perfeita harmonia com falsetos de Mj. O final lembra The Lady in My Life. Demais!
CRY - A letra é tocante, a música é single puro, o toque magistral
(Detalhe, alguns feitos com a boca) e desde o início simples até seu
refrão pegajoso, combina um pouco de tudo, desde Man in The Mirror a
Keep the FAith. Toda a canção tem a melhora harmonia em instrumentos,voz, melodia, tudo vem em uma sequência perfeita de emoção, no final um coral de respeito, para uma música fantástica. E a frase marcante "Change the World".
THE LOST CHILDREN - Uma das 2 compostas sem parceria por Michael, fez com seus filhos, porem ninguem vê 2 coisas, a Mensagem da canção que fala de crianças perdidas e sua sincronia perfeita e toque suave, até o final da menininha (Paris Jackson, filha de Michael) falando na música, ou seja essa canção eu acho que é preciso chegar em um outro nível para entender que joia, que música fácil de decorar, simples, porem maginifica, estupenda, o coral de crianças ficou perfeito, e o refrão facílimo de decorar.
WHATEVER HAPPENS - Totalmente Diferente de tudo que Michael fez na carreira, totalmente inovadora e criativa no mundo musical, Michael
inovando e arrebentando, hunanimidade entre fãs, com certeza seria
single certamente, e se estivéssemos em outra era numero um por
muito tempo. Essa canção já se tornou um clássico, mesmo sem
divulgação devido aos problemas com sua gravadora a Sony na época, O ritmo meio latino combinou com o convite a Carlos Santana. A
introdução com um simples assobiou que encerra essa explendorosa faixa, já da um arrepio na entrada, A voz de Michael está mais perfeita que nunca "LIMPA", depois "Meio FINA" e mais na frente "Muito rouca", são 3 tipos de tons que cativaram mais ainda este clássico, ela parece sem rumo, mas se encontra em todos os momentos com a mistura de ritmos e sons, no momento mais marcante santana traz uma guitarra, o que mistura uma música MEIO LENTA E MEIO AGITADA, fazendo um som pop/rock and soul, que lembra classicos como DIrty Diana, menos metal e hits pegajosos de Astros latinos como Rick Martin, há trechos que parece até batidinhas leve de samba, parece ok ?! michael grita como se estivesse sem rumo, mas mau sabia ele que o rumo dele estava corretissimo, pois criou uma das maiores canções da decada, e Santana agradeceu.
THREATENED - Também criei muita expectativa nesta canção antes de
ouvi-la, Será a nova "Thriller" ? depois que ouvi pensei, cade o refrão
pegajoso que THriller tem ? tinha descoberto seu único defeito, a
introdução do muito inteligente Rod Serling (Tirado de uma série) já
nos faz viajar, o Ritmo alucinante e aterrorizante já nos faz perceber
que grande musica virá, totalmente moderno e atual, combinando a voz
assustadora de Mj aos sons apavorantes, tudo em grande balanço, o
refrão lembra um pouco Heartbreak Hotel (Um trecho dessa faixa dos
Jacksons) o que não tirou o brilho da música. Na metade a melhor parte, uma narração de Rod feita para uma série entra em forma de Rap lembrando Vincent Price em Thriller, e de uma simples narração formamos um Rap espetacular com uma letra ousada, de outro mundo combinando ritmos e balanços, chegando ate o nome "THREATENED" como se estivesse se quebrando. Chegou a ser tocada trechos na turnê This Is It.
Resumindo
Obrigado Michael, ontem, hoje e sempre por podermos escutar INVINCIBLE o ÁLBUM DO SÉCULO!