Deus, religião, ateísmo e teísmo.

Primeiramente gostaria de esclarecer que o objetivo desse texto é exclusivamente expressar minha opinião pessoal acerca de alguns assuntos, como Deus, religião e a bíblia. Não venho aqui com intenção de mudar o pensamento de ninguém, nem passar a idéia que o meu pensamento é o mais correto, longe disso.

Bom, gostaria de frisar logo no início que eu sou um agnóstico, e não um ateu. Venho tendo alguns problemas quando digo que sou agnóstico, muitas pessoas acham que ateu e agnóstico são a mesma coisa. Só para lembrá-los, ateu é aquele que não acredita em Deus algum, é simplesmente a ausência de uma crença em um ser superior que criou tudo. Já o agnóstico segue uma linha de raciocínio um pouco diferente, no sentido literal da palavra agnóstico teremos a tradução mais ou menos como a "ausência de conhecimento", mas o quê seria isso? É bem simples, certos assuntos - como os que eu irei tratar nesse texto - são extremamente difíceis de chegar à uma conclusão, o agnóstico simplesmente reconhece que a mente humana não é capaz de entender "o fenômeno Deus", é muito para nossa cabeça, é um debate que vai além da nossa capacidade de compreensão e nunca chegaremos num consenso, e por saber dessas limitações, alguns agnósticos simplesmente não se envolvem em discussões, já que para nós, não temos certeza de absolutamente nada, com exceção da morte. Mas acho que alguns agnósticos ainda falariam que "você não pode falar isso com total certeza". :D

Já que nesse momento não temos mais dúvida alguma da diferença entre ateus e agnósticos, podemos começar a leitura.

-

Eu acredito na possibilidade da existência de uma força, que podemos chamar de Deus, que criou a matéria, a energia e toda a dinâmica que envolve isso, sabendo que essas 'forças' possivelmente se uniriam e dariam início a um processo de evolução própria, criando assim o universo, os planetas, as estrelas. Isso é um pensamento que eu compartilho com algumas pessoas e que eu considero mais aceitável. Sendo assim, Deus não está diretamente envolvido, ele criou os meios de evolução e deixou sua própria criação dar início a tudo. Foi um processo lento, demorado, centenas de milhares de anos, assim como diz a Teoria da evolução.

Ao contrário do que diz a bíblia, no fundo sabemos que o mundo como nós conhecemos hoje não foi criado em 7 dias. Não explicaria os "períodos jurássicos" que nosso planeta viveu, nem a era do gelo. Os fósseis estão aí para provar isso. Mas novamente, não venho mudar a opinião de ninguém.

Como Deus não está diretamente ligado à nossa criação, isso explicaria muito o que acontece no mundo hoje em dia. Muitos dos argumentos ateus baseiam-se no fato de que há milhares de pessoas morrendo de fome na África por exemplo, e onde está Deus nisso? Eu considero uma pergunta simples, Deus está onde sempre esteve: em um outro plano. E não, ele não está nos observando, com certeza ele deve ter algo bem mais interessante para fazer. Ele nos deu meios de evolução, o que nós fazemos com o que ele criou é de nossa total responsabilidade, poderíamos comparar isso à uma locadora de Carros. Eles nos fornecem o automóvel, mas somos nós que usamos, qualquer coisa que acontecer com o carro após assinarmos o contrato é de nossa total responsabilidade e teremos que arcar com as despesas em caso de problemas. Nós assumimos essa responsabilidade ao assinar o contrato, o que poderia ser comparado ao tão polêmico livre-arbítrio.

Isso também eliminaria o "fenômeno oração", creio que não adianta orar, sabemos que nada cai do céu. Estou cansado de lidar com religiosos todos os dias que não fazem por onde, apenas rezam. Estão desempregados? Eles rezam. É tão difícil assim levantar a bunda da cadeira e ir procurar emprego por aí? Religiosos não passam em concurso público, eles dizem que não é a vontade de Deus. É óbvio que não é a vontade de Deus, essa é a sua vontade, é você quem quer passar, é você quem precisa trabalhar, pare de rezar e estude mais, com certeza na próxima você vai passar.

Há uma grande diferença dos ateus para os religiosos é simples: eles não esperam nada, eles buscam isso. São atitudes que mudam o mundo, não orações. Se oração resolvesse, o mundo seria perfeito, não é verdade? Devem ter milhões de pessoas rezando todos os dias para um mundo melhor desde que os humanos aprenderam a rezar, mas logo conclui-se que não funcionou.

E Jesus nessa história toda? Ele existiu, foi um homem muito à frente de seu tempo, como vários filosofos da antiguidade. Não acredito que ele tenha dito que era o filho único de Deus. Mas para quê Jesus veio? Foi para nos livrar de nossos pecados, certo? Então voltaremos a bíblia, o pecado original de Adão e Eva.

Bem, se a bíblia estiver correta, eles foram os primeiros, o início da humanidade. Ou seja, foram as primeiras crianças, e todos sabem como crianças são né? Desobedientes e curiosas. Imaginem então você simplesmente "nascer", sem consciência do que você é e de onde você veio, e se deparar com um enorme jardim cheio de criaturas que você não sabe de onde veio, e vem um homem e diz "Não coma o fruto proibido daquela árvore". Quão ridículo é isso? Isso é psicologia reversa, é praticamente uma ordem: Vá comer! Para humanos recém criados sem conhecimento nenhum e com certeza cheios de curiosidade, aquilo certamente iria acontecer.

Vocês por um acaso deixariam seus filhos em um quarto sozinhos e no centro do quarto uma maçã cheia de veneno e diria: Não coma? É claro que seu filho iria comer, ele não entende, ele é simplesmente curioso. É besteira. Existem coisas boas na bíblia, mas outras são meramente contos para tentar explicar o quê nós não entendemos. Como historinhas que os pais inventam para assustar os filhos para que eles não façam tal coisa.

Arca de noé. Preciso realmente falar disso? É algo que os próprios religiosos já admitiram ser impossivel.

Voltando a Jesus, já temos provas necessárias que a história pode ser manipulada, a história é datada em escrituras, mas quem escreve está servindo alguém, os interesses de alguém. Logo, podem ser facilmente manipuladas, como já disse. É possível que nenhum desses milagres realmente aconteceu, mas também é possível que sim. Mas viver na dúvida e discutir isso por que? Não faz sentido, temos coisas melhores para nos preocupar.

-

Ateístas vs Teístas.

Qual a razão para toda essa disputa? Vamos pelo lado racional da coisa. Temos Deus, onipresente, onipotente e onisciente, para quê diabos ele iria criar uma raça de seres imperfeitos, pecadores e desobedientes como nós, para únicamente adorá-lo? Não temos filhos para que eles passem a vida toda dizendo como somos bons pais por termos dado luz a eles. Deus não precisa disso. Do mesmo jeito que temos filhos para que eles cresçam e sejam felizes, Deus também pensa assim, muito provavelmente.

Então é melhor um ateu honesto, justo e que vive em harmônia com os outros do que um religioso que frequenta semanalmente à Igreja, mas é vingativo e preconceituoso. Nosso objetivo aqui é viver bem. Para quê temos o livre-arbítrio se somos obrigados a seguir uma religião e dogmas ultrapassados impostos pelo homem? Isso com certeza não é a vontade de Deus. É pura contradição.

É engraçado quando as disputas acontecem, o religioso visa ofender diretamente, e como eles fazem isso? Na cabecinha deles, eles pensam: "Qual é a pior coisa que pode acontecer uma pessoa? A coisa mais cruel? Ah! Já sei." então ele diz: Você, ateu, vai queimar eternamente no fogo do inferno, sua agonia será eterna!

Peraí, é a mesma pessoa que vai pra Igreja, ajuda os outros, prega o amor ao próximo e a aceitação? Há uma grande contradição nisso, isso é cruel, desejar para o outro o pior castigo é simplesmente uma prova da "falta de amor ao próximo".

Ah, e ateus não são coitadinhos, vocês provocam bastante. Engulam o choro.

A ATEA (Associação de Ateus e Agnósticos) no facebook por exemplo, inicialmente servira para divulgar as pessoas, para que a sociedade saiba que eles existem, e ela visa uma interação harmônica, lutam por um estado Laico e pela igualdade, sem preconceito por crença ou não-crença. Mas o quê eles fazem? Ofendem a religião.

Se vocês querem respeito, respeitem! Se uma criança chora, batendo nela mais ainda, ela não vai parar de chorar. Essa não é a solução.

A página mais parece "humor negro ateu". Acho que esse não é o objetivo de vocês.

E como pessoas inteligentes que somos, sabemos que existem pessoas que vivem pela religião, e morreriam por ela. Muitas delas nem tem culpa de nada, elas foram instruidas para isso, não tiveram escolha. Então, respeito acima de tudo. Crença, não-crença, não importa.. Temos de viver em harmônia, respeitando uns aos outros e não criando barreiras e isolando pessoas por causa de religião, a religião deveria unir as pessoas, e jamais separar. E não importa a sua religião, o objetivo da nossa raça é um só: viver bem, aproveitar o que nos foi dado. Parem de perder tempo com coisas sem sentido.

Existem pessoas de má índole em todos os cantos do mundo, em toda religião. Um religioso nem sempre vai ser uma boa pessoa, e um ateu necessariamente não é uma pessoa má por não acreditar em Deus. Nossos valores morais não dependem da religião, nosso senso de justiça, nossa visão de certo e errado depende de nós mesmos e de nossa educação, a religião não influi. Eu particularmente não tenho religião e ja vi tanta coisa ruim vinda de gente de Igreja, e tanta coisa boa de quem não acredita em nada. É muito relativo.

E você, religioso, que diz que ateus vão queimar no inferno por não acreditar no seu Deus, o que iria acontecer se você nascesse na China? Você com certeza não seria cristão. Isso quer dizer que todos os orientais vão direto pro inferno? É claro que não. Muitos deles são bem melhores pessoas do que você, tenha certeza disso.

-

Céu vs Inferno.

Realmente aqui temos uma coisa bem interessante..

Eu acredito que os cristão são 'governados pelo medo'. Sim, pelo medo. Você tem que ser uma boa pessoa pessoa em vida, senão vai para o inferno. Notam alguma semelhança com o "Estude, seja um bom filho, para no natal ganhar presente do papai noel, porque se você não for um bom filho, vai ficar sem presentes!" ??

O medo do inferno faz as pessoas forçarem um bom comportamento. Acredito até que senão houvesse tal 'lenda do inferno', nós seríamos como animais, sem o medo de um castigo divino, o que impediria certas pessoas de mostrarem seu verdadeiro lado negro?

Lembrem-se, caso haja um julgamento, seremos julgados pelas atitudes e não pela crença.

Sabe aquilo que dizem? "Ame-o ou deixe-o?" É uma visão bem tirana, ou você é amigo ou é inimigo. Não pode haver um meio termo? Quer dizer que se não acreditar no seu Deus eu vou para o inferno? Existem zilhões de deuses na história humana, como vou saber que estou adorando o certo? Novamente, vocês precisam realmente usar o cérebro de vocês e pensar. Mas de fato, ninguém quer pensar nisso. Só querem viver, quando você pensa demais, você pergunta demais. As pessoas não gostam de quem pensa muito, principalmente políticos. Eles gostam de pessoas como vocês, que aceitam tudo e jamais perguntam o porquê. Vocês decidem como continuar.

-

Bíblia vs Pessoas

Não creio que a bíblia seja um código de conduta, ela foi uma criação do homem, e como tudo que vem de nós, é falho, é imperfeito.

Muita coisa que está escrita ali não deve ser considerado, não deve ser levado ao pé da letra. O porquê disso é que na verdade, a bíblia foi um instrumento de manipulação de massas, o jeito mais fácil de controlar as pessoas é pelo medo do divino, o melhor jeito de extrair os bens de alguém é prometendo lugarzinho no céu, e que tal um livro sagrado ilustrando tudo isso? Perfeito!

Existem coisas ali que são absurdas, fora de contexto, é um pensamento ultrapassado. Homossexuais não são aberrações, são como nós, não vão para o inferno porquê não são uma família tradicional, isso é fruto do preconceito de vocês.

A dica para vocês é enxergar além. Além do que dizem. Vocês não devem aceitar tudo que dizem sem perguntar um porquê, tudo tem que ter uma explicação. Essa é outra diferença entre as pessoas, existem aquelas que aceitam que 2+2 é 4 e tem aquelas que perguntam porquê 2+2 é 4. Qual tipo de pessoa você é? A que aceita tudo, ou a que procura ter certezas e bases concretas de pensamento?

Muitas das pessoas que são preconceituosas em relação aos Gays, sequer conversou com um. São manipuladas, a Igreja diz uma coisa e eles aceitam isso. Não pode!

O Governo rouba a população, e ninguém faz nada. Advinhem o porquê? Porque as pessoas acreditam que é a vontade de Deus. Não, já falei, não é a vontade de Deus. Isso são pessoas ruins roubando seus impostos para seu próprio bem estar, eles não se importam com vocês, parem de achar que Deus tem algo a ver com isso. Não aceitem a vida de vocês assim, vão atrás de seus direitos, leiam a constituição brasileira. Não dizem que a voz do povo é a voz de Deus? Levantem a voz, não se acomodem.

Como já disse, eu acredito em Deus, mas o meu Deus é diferente. Ele não é utópico como o do resto das pessoas, esse Deus é uma criação humana para minimizar o medo do desconhecido, da morte, as pessoas precisam se apegar em algo. Elas não querem admitir que estão sozinhas e é cada um por si, então criaram uma figura para se prender.

É possível que tudo que eu disse aqui seja verdade, mas também é possível que não.

É possível que o Deus cristão exista, ou não.

Também é possível que os ateus estejam certos e não exista nada.

Mas em quê isso vai influenciar em suas vidas? Nada. Ou vocês só são boas pessoas porque querem algo em troca? Falo isso em relação ao céu e inferno, e o medo de castigo divino. Pensem bem, vocês são boas pessoas porque vocês acham isso certo ou por medo de castigos?

-

Eu queria escrever mais, mas isso já ficou longo demais. Sou apenas um jovem de 20 anos que tem muitos pensamentos desorganizados, isso foi uma forma de organizar e expor alguns deles, novamente quero dizer que não vim aqui mudar a cabeça de ninguém, vim apresentar minha opinião e quem sabe um jeito de ver as coisas de outra maneira. Faltou muita coisa aqui, mas acho que isso seja o suficiente para abrir os olhos das pessoas e minimizar uma certa pressão pessoal que eu sofro pela minha opção. Isso tudo é fruto de pensamentos avulsos e de coisas que eu ja li por aí e concordei, o que se tornou uma base para o meu pensamento e tudo aquilo que eu acredito.

Realmente concordo que eu tenho pouca idade, mas eu tenho absoluta certeza que eu acredito em tudo que foi escrito aqui. Posso estar certo, posso estar errado, no final, não importa. Como eu já disse, são nossas atitudes que nos definem, não nossas crenças pessoais.