O exclente "Malvados"

15/01/2007 10h54
O excelente "Malvados"
Imagem;a tirinha 568 em questão.


Recebo o desenho de tirinhas instigantes, que embora sem o nome específico do autor(e quem mandou possui um nickname apenas), pelo menos tem o nome do site na vertical.Mas reconheço o estilo, o nome tintila na memória.
Saio em busca so site e do desenhista .Encontro e vejo que ele escreve na Bizz,no Jornal do Brasil.Por isso, parecia-me familiar o traço.
Chama-se André Dahmer, disponibiliza, para venda,seus acrílicos , mostra fotos belas.Visite-o:http://www.pintura.com.br/
Resolvo mandar um recado para solicitar que autorize-me a colocar no meu blog de divulgação cultural blog os quadrinhos, com os devidos créditos.

Mas o pretexto maior para querer reenviá-las aos amigos é a grande verdade sobre o comum fenômeno, na Internet, de serem colocadas pessoas famosas a substituir autores de texto escrito por alguém anônimo.E de muitas que não se escrevem bem ou escrevem mas são inseguras,tomarem , qual num assalto, num arrastão de um só, as palavras como suas.Alguns reescrevem, mudando, por exemplo, a ordem direta por indireta,trocando gerúndios por frases afirmativas, substituindo palavras por sinônimos, acrescentando pequenos trechos, trocando títulos.
Quanto tempo perdido:garanto-lhes que há um livro lá em outra dimensão, onde os autores reais são registrados.Faço esse terrorismo do bem: "você ,que me copia,pagará caro pelo roubo da autoria".
Já escrevi muito sobre propriedade imaterial e autoria...
Mas meditei sobre as comic que recebi .A personagem diz, no primeiro quadrinho:"Fiz um belo texto sobre cultura e educação.Vou botar na internet, assinado pelo Saramago".No segundo, alguém recebe e conclui:
"òtimo esse texto do saramago.Vou repassá-lo assinado com meu nome".
O autor é genial.Aliás, todas as pessoas que escrevem bem ,humor, têm de ter uma sutileza que somente a ironia fina , nascida de inteligência privilegiada,é capaz de criar.
Em apenas dois monólogos, a cadeia de deformações sobre autores legítimos e ursupadores e piratas, passível de ampliar-se ad infinitum .é mostrada.De tempos em tempos, ressuscitam algum arquivo e tudo recomeça.
O mais interessante,é o título:"A era das Incertezas".A seriação chama-se "Os malvados".E o site é www.malvados.com.br
Navego e vejo que, generosamente, as tirinhas são diponilizáveis.Guardarei a sagrada autoria, postarei em meu blog e enviarei para o André Dahmer.
O papel de cartunistas, chargistas, criadores de tirinhas, é quase sempre, além de divertir, a camada superficial de sua obra,de sempre denunciar , reafirmar ou clarificar o status quo.Ou camuflar, qual na época da censura, os desenhistas do Pasquim, atribuindo isso e aquilo aos seus peronagens, pondo nos balões, os recados, os avisos, as denúncias.Quem aprende a fazer a leitura não,linear e ir fundo, nai desencolver, com certeza, um senso crítico muito mais apurado.Quando me chega o jornal "Hoje em Dia",aqui em Belo Horizonte, ou compramos revistas(meu filho músico, Allez Pessoa, traz as Bizz), ou quando o tempo é curto, por esxemplo se estamos em sala de espera, procuro imediatamente as tirinhas.
Elas nos dão o recado imediato.Comics são sentinelas de seu tempo...
Mas não deixem de visitar e comentar(Repito:www.malvados.com.br).
A propósito, já que o Ano é novo,ainda, reacendo as questões pertinentes a autoria, propriedade imaterial, plágio e pirataria. Comentem, escrevam-se.Os textos mais interessados, postarei em meu blog de divulgação cultural e em sites, jornais e revistas virtuais onde tenho espaço para dizer:

http://www.clevanepessoa.net/blog.php
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Belo Horizonte, Mg,Br,em 15/01/2007


Publicado por clevane pessoa de araújo em 15/01/2007 às 10h54
Seja o primeiro a comentar
Indique esta leitura para amigos


Crie o seu próprio Site do Escritor no Recanto das LetrasPágina atualizada em 15.01.07 12:21