Quatro Cantos, disco da cantora Liah.

Quatro Cantos, de Liah

O novo disco da cantora Liah não decepcionou os fãs, que ansiosos esperavam pelo lançamento de “Quatro Cantos”, o quarto cd da carreia da cantora e compositora paraense que conquistou o Brasil com o hit “Garotas Choram Mais”, em 2003.

“Quatro Cantos” é impecável! A voz da cantora combinada às melodias e às letras das 12 músicas fazem do disco uma obra prima do pop brasileiro. No seu quarto trabalho de estúdio, Liah segue fiel ao estilo pop romântico que vem fazendo desde seu primeiro disco, porém com um notável amadurecimento, tanto nas composições quanto na voz.

Música por música:

Entre Nós: A faixa que abre o disco, uma baladinha romântica sobre amor e saudade. Batidas suaves, voz doce e uma letra bem escrita, repleta de metáforas e conexões que dão à musica um ritmo extremamente agradável, “Entre nós” abre o disco com chave de ouro.

Todos os Cantos: A segunda faixa “Todos os cantos” já era conhecida dos fãs, apresentada com a participação de Leandro Leo pela twitcam, a música combina letra e ritmo com excelência, resultando num dos pontos fortes do álbum. No disco, infelizmente, não há participação de Leandro, mas Liah não decepciona. Todos os cantos é uma romântica, vai com certeza agradar os que sentem saudade de um amor, a música é tocante, delicada e ao mesmo tempo muito forte.

Sangrou: Sangrou também já era conhecida dos fãs, por um vídeo no youtube. Porém, sem muita qualidade de áudio, o que o vídeo mais fez foi gerar uma enorme expectativa para ouvir a música em estúdio, e novamente uma grata surpresa: Sangrou é extremamente poética, a letra bem construída falando de dor e doação no amor, é interpretada impecavelmente por Liah. Sangrou sem dúvidas, também é um ponto forte do disco, ponto também para o back vocal masculino que acompanha Liah no refrão da música, ficou perfeita.

Nossa Música: Essa é de arrepiar, tratando o amor como uma promessa, longe de qualquer clichê, a música é emocionante. Faz parte da trilha de “A vida da gente” da rede Globo. É realmente uma bela composição e interpretação da cantora. “Nossa Música” parece tocada numa caixinha de música, é doce, leve, ritmada e extremamente tocante. A letra é muito bem escrita, há até metapoesia.

Olhar Secreto: A quinta faixa quebra o clima de reflexão e nostalgia que as primeiras músicas proporcionam, lembrando um tango, a música é mais ousada, a letra trata de um sentimento mais carnal, a interpretação de Liah combina com a letra o que dá a faixa um tom mais escrachado. Na minha opinião, no entanto, a música é a mais fraca do disco.

Casa Vazia: Casa Vazia é intrigante! A música é forte, com personalidade, uma levada de jazz, é muito gostosa de ouvir. A interpretação é sedutora, e a letra bem marcada e decidida. A música tem a participação de Ivan Lins, o que resultou muito positivamente.

Se tudo for: Uma música doce, melódica, retoma o clima romântico do início do disco. A letra é boa, bonita, mas a música não é muito marcante. Talvez o tom mais escrachado que as duas anteriores proporcionam ao disco é quebrado muito bruscamente por “Se tudo for”, que por não ser tão forte, acaba desaparecendo no todo do disco.

Loucos e Lindos: Essa música é do tipo perfeita! Uma letra inusitada que Liah interpreta brilhantemente. Loucos e Lindos parece uma poesia musicada que resulta em outro ponto forte do álbum.

Barulhar: Uma baladinha romântica deliciosa, apaixonante. Uma composição simples, mas bem feita. A música tem um clima descontraído, não é muito marcante, mas também não passa despercebida.

Penso: Pop bem feito! Voz impecável! Letra boa! A música é muito gostosa e o lugar que ocupa no disco foi muito bem escolhido, combina com a lavada descontraída da música anterior.

Gaia: Gaia é a grande surpresa do disco. Com o mesmo tema de “Você colhe o que plantou” do disco “Livre” Liah fala da natureza, conscientização ambiental, harmonia entre homem e universo de uma maneira deliciosamente encantadora. O refrão apresentado logo no início da música é viciante. Gaia é um dos pontos altos do disco, causando boa impressão pro fim.

Teu silêncio: A última do cd. Arranjo e letra funcionando muito bem. A letra parece oferecer um conselho ao ouvinte, tem um tom de esperança e inspiração. A música fecha o disco com chave de ouro, deixando um gosto de “quero mais” e combinando com o romantismo de “Entre nós”, não é difícil deixar o disco tocando várias e várias vezes.

Enfim, “Quatro Cantos” não poderia ser melhor! As músicas estão muito harmoniosamente posicionadas no disco. Não é o tipo de cd que precisamos ficar pulando músicas, ou selecionando só algumas para ouvir, o todo é muito positivo. Mas, vale destacar os pontos fortes do disco: “Todos os Cantos”; “Sangrou”; “Nossa Música”; “Loucos e Lindos” e “Gaia” são impecáveis. “Olhar Secreto” e “Se tudo for” são as mais fracas do cd, na minha opinião, mas que ainda assim funcionam bem. Liah está de parabéns pelo seu “Quatro Cantos”.

Lucan Fernandes
Enviado por Lucan Fernandes em 23/01/2012
Reeditado em 23/01/2012
Código do texto: T3457166
Classificação de conteúdo: seguro