APRENDENDO COM O MUSEU
Instalado desde março de 2009, no Palácio das Indústrias, centro da cidade de São Paulo, O Museu Catavento Cultural e Educacional, com suas 250 atrações tem açulado a curiosidade de todos aqueles que o visitam. Dividido em quatro espaços expositivos (Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o museu que é voltado às crianças maiores de seis anos, com vídeos, brinquedos e geringonças também diverte e instrui os menorzinhos. No espaço do universo, as crianças e/ou adultos vislumbram, no chão, aspectos da Via Láctea, como também podem ver através de lunetas instaladas em painéis, fotografias tiradas pelo famoso telescópio Hubble. Ali mesmo, naquele ambiente, também pode ser visto um meteorito importado da França... Instalado, imaginosamente, à guisa de caverna, o salão Vida exibe de forma divertida, recreativa e graciosamente original, visualizações do corpo humano, Árvores, Aves, Peixes, Moluscos, Insetos, vitrine de conchas e cenas do encantador mundo microscópico...
Na prossecução do passeio, o visitante depara-se com um ambiente de grande interatividade, o Engenho. Ali ficam o gerador de Van De Graaf (inventado pelo engenheiro estado-unidense Robert Jemison de Graaff, por volta de 1929) que arrepia os cabelos de quem o toca, e a sala das ilusões, ambiente, figurativamente, chamado de casa maluca, onde a água flui no sentido contrário, ou seja, de baixo para cima, e pequenas bolas arremessadas em superfícies, aparentemente, desniveladas, ao invés de descerem, sobem. Ali se pode testar o equilíbrio e fazer experiência de física, gravar programa de TV em estúdio e se deleitar entre bolhas gigantescas de sabão, na instalação Fluidos. O programa é encerrado no piso superior, no setor Sociedade, onde se pode escalar paredes, assistir aulas, ao vivo, em laboratório de química e jogar o interativíssimo jogo NanoAventura (Jogo eletrônico que simula a manipulação de substâncias e partículas em escala nanométrica). Algumas atividades têm horários fixos e necessitam de senha. É preciso que o visitante verifique na bilheteria no momento da entrada.
Pode-se afirmar que, uma visita às seções expositivas do Catavento, é essencial para professores, alunos e público em geral, buscarem de forma lúdica e divertida, informações e material para o aprendizado de todas as disciplinas dos currículos escolares, nas modalidades: formal, não-formal e informal. É um ponto de apoio que oferece relevante contribuição para a divulgação, popularização e contextualização do ensino-aprendizagem em todos os níveis do saber, necessário ao desenvolvimento cultural e intelectual de toda a Sociedade... Instalado num prédio antigo, mas de belíssima arquitetura, o Museu Catavento Cultural e Educacional é de fato encantador. Quem o visita, mesmo que passe lá o dia inteiro, quando sai de lá, leva sempre consigo a sensação de que ficou faltando algo a ser visto. Mas, cabe observa que, apesar de todo aquele aparato de encantamento, os visitantes se deparam com escassez de monitores e orientadores culturais, material humano, de suma importância para a orientação do público visitante.
Nome: Catavento Cultural e Educacional
Fundação: 27 de Março de 2009
Localização: São Paulo, Brasil
Site: WWW.cataventocultural.org.br
O Museu Catavento Cultural e Educacional, por proporcionar aos seus visitantes, um passeio dinâmico, alegre e interativo, é recomendado a curiosos, professores, alunos, intelectuais, escritores, pesquisadores e estudiosos em geral.
Vicente Reinaldo de Medeiros
É acadêmico do Curso de Pedagogia
Da Universidade Anhanguera Educacional
Unidade Brigadeiro – São Paulo – 2011
Referências
HTTP://NOTICIAS.TERRA.COM.BR/CIENCIA/INTERNA/0,,OI3689969-EI238,00.HTML Disponível em: <Internet>. Acesso em: 27 ago. 2011.
HTTP://WWW.CULTURAINFANCIA.COM.BR/PORTAL/INDEX.PHP?OPTION=COM_CONTENT&VIEW=ARTICLE&ID=695:ESPACO-CATAVENTO&CATID=140:EXPOSICOES&ITEMID=213 Disponível em: <Internet>. Acesso em: 28 ago. 2011.