Música.
Primeiro gostaria de agradecer a sua visita. O texto abaixo trata-se apenas de uma compilação de resenhas curtas que o autor publica em seu mural do Facebook a respeito de bandas e músicos que gosta de escutar.
Peço venha, para convidar você, amigo leitor, a participar de uma enquete que faço com meus amigos e colegas.
"Na sua opinião qual banda ou artista trouxe algum novo elemento à música nos últimos dez anos"?
Obs 1: pode ser tanto no cenário nacional quanto internacional.
Obs 2: nem todas as resenhas abaixo estão relacionadas a enquete acima.
--------------- Resenhas.
Manu Chao em 29/09/2011:
Fugindo um pouco do Rock Inglês - que eu adoro - e indo para o Gipsy? Reggae? Latino Francês? É difícil encontrar alguma categoria de música para definir o som do Manu Chao. Mas eu diria que ele é a personificação da coletânia da Putumayo (quem não conhece, trate de procurar). Mistura elementos de diferentes países num composto alquímico de vozes, melodias, danças, alegrias e tristezas. Gosto de escutar num final de tarde andando pela praia.
The Cure em 09/09/2011:
Novamente homenageando o Rock Inglês. O velho mundo certamente é o maior celeiro de grandes bandas e artistas, pois estão na vanguarda de movimentos culturais. The Cure influênciou a música e pessoas, deu cara a toda uma geração e preparou o mundo para os anos 80. "Friday I'm in Love" é um hino celebrado entre amigos, seja durante uma viagem, uma noite buscando aquela menina especial ou no trabalho, ainda mais faltando poucas horas antes de ir embora e curtir o final de semana!
Jorge Ben em 08/09/2011:
Jorge Ben é daqueles que prefere ficar a margem da mídia, da badalação e dos holofotes. Gosta mesmo é de música. Gosta também de boteco, de cerveja, de mulata, de batuque e pandeiro. Gosta de estar com os amigos, de futebol (pena que não soube escolher um time bom), dos Sábados, da praia... da "malandragem" Carioca.
Seu Jorge em 01/09/2011:
Meu desafio é dificil. Encontrar alguma banda, cantor(a) ou ritmo novo e fino na música brasileira. O objetivo é buscar algo recente, dentro de uma dêcada. E confesso, estou roubando. Seu Jorge não apareceu para no cenário nacional em 2001, mas um pouco antes. Excluíndo este detalhe e olhando apenas pela ótica de algo bom e novo, posso afirmar que seu samba canastrão e soul com tambor reggae pode salvar novas gerações.
Deep Purple em 29/08/2011:
Novamente saúdo o Rock inglês. Uma banda grandiosa, um dinossauro não extinto. Influênciou a música junto de outras bandas de seu tempo, como Led, Black Sabbath, etc. Se Hard Rock, ou Rock Progressivo tivesse apenas 15 músicas, eu diria que Deep Purple estaria neste conjunto e ainda dividindo méritos na capa do "single"! O melhor de tudo é que irão fazer uma apresentação no Brasil! E eu mal posso esperar!
Queens of the Stone Age em 12/08/2011:
Poucas bandas acertam tanto quanto erram. Queen of the Stone Age é capaz de produzir um som meio "Drunk Rock" - que eu adoro! - como por exemplo em "Make It Wit Chu", mas de contrapeso, em certas músicas arriscam uma coisa mais pesada que destoa completamente do seu propósito. No geral, é uma ótima banda de Rock Alternativo norte americana... Eu particularmente também não gosto muito de certos arranjos demasiadamante eletrônicos. Acho que a música de qualidade provém da equação mecânica das cordas, sopro e tambor que somente um instrumento musical é capaz de fazer... Gosto de escutar bêbado.
Iron Maiden em 11/08/2011:
O dia hoje está pedindo por Iron Maiden... aliás, é uma ótima banda britânica de Metal. Tem todos os elementos importantes para uma banda de sucesso: uma matilha de Guitarras histéricas, Bateria quase indomável, letras falando sobre caos, capiroto e afins, Baixo forte recusando-se ficar em segundo plano e ainda de backing vocal, um bom vocalista (todos eles foram bons), e folclore... no caso o Eddie!
Artic Monkeys em 10/08/2011:
Uma das bandas que trouxeram algo de bom para a música na última década. Rock britânico de boa qualidade... o mais legal é que eles se inspiraram em diversos grupos e não ficam presos a um estilo apenas. Gosto de escutar correndo.
Live em 01/08/2011:
Live é legal. Algumas músicas demasiadamente "POP" como: "Selling the Drama" ou "The Dolphin's Cry" que até que incomoda um pouco, mas passam uma mensagem boa. As músicas piegas não são tão melosas - sem clichês de choro de amor perdido ou coisa parecida -, fazem um rock simples e fácil de escutar... Inovaram num acorde ou outro... enfim... escuto numa estrada dirigindo meu carro...
ZZ Top em 26/07/2011:
Gosto de ZZ Top, pois fazem uma mistura muito bem granulada de toques de Blues em ritmo de Rock. Guitarra cadenciada em Blues. Baixo atrevido em Rock - seguindo sempre calado. Bateria observa os dois sorrindo atrás de seus óculos escuros!
Dire Straits em 30/06/2011:
Uma das melhores bandas que existem. O Sax se apresenta com seus galanteios, bateria o acompanha talvez com um sorriso discreto, mas não o suficiente para não se notar. Piano calado, mas seguindo em sinal de respeito e pára. Bebe. E espera sua vez... num bar de Jazz... num bar... e não sabem como aconteceu, foi tão rápido...