Atividades Complementares
Atividades Complentares são uma forma de obter conhecimentos distintos a partir de práticas obtidas fora do âmbito escolar que agreguem valores e novos modos de aprendizado.Esses eventos proporcionam diversas visões de aprendizagem tanto no âmbito social quanto profissional . Os eventos científicos constituem-se como fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos. Eles fazem parte da comunicação informal da ciência e permitem aos seus participantes além do acesso a informações atualizadas na sua área profissional ou de estudo, uma facilidade maior nas relações e trocas que se estabelecem. É, portanto, um meio de divulgação e assimilação de novos conhecimentos, que possibilitem a formação dos indivíduos para serem capazes de lidar com informações de todos os tipos e meios, buscando ampliar sua cultura e formação acadêmica.
Essas Atividades, além de proporcionarem maior convívio no ambiente acadêmico despertam ao estudante um maior envolvimento, participação, troca de idéias e experiências fundamentais para a compreensão do atual ambiente de transformação da sociedade para sua profissão.
São consideradas como Atividades Complementares as experiências adquiridas pelos licenciandos, durante o curso, em espaços educacionais diversos, incluindo-se os meios de comunicação de massa, as diferentes tecnologias, o espaço da produção, o campo científico e o campo da vivência social.
As atividades acadêmico-científico-culturais são obrigatórias para a integralização do currículo dos cursos de licenciatura, de graduação plena, constituem-se de experiências educativas que visam à ampliação do universo cultural dos licenciandos e ao desenvolvimento da sua capacidade de produzir significados e interpretações sobre as questões sociais, de modo a potencializar a qualidade da ação educativa, sendo assim, não existe dispensa da mesma.