Política do Pão e Circo

A reportagem abordada enfatiza nas entrelinhas o título citado aqui, não é preciso muita pesquisa para concluirmos que, mesmo com tantos problemas nos hospitais e escolas públicas da cidade, existe a clara intenção de jogar tudo para debaixo do tapete, me pergunto até quando o “tapete” vai aguentar tanta sujeira.

Os hospitais estão lotados e muitos pacientes se sentem obrigados a procurar auxílio em cidades vizinhas já que a própria prefeitura parece não estar disposta a tomar uma posição, afinal é mais fácil gastar o dinheiro público para contratar uma meia dúzia de grupos musicais que cobram os olhos da cara por suas aparições do que reverter o dinheiro em investimentos na saúde pública que já virou um caos ou até mesmo no ensino fundamental das nossas crianças que hoje é uma vergonha.

A culpa disso tudo não é da prefeitura, a culpa é toda nossa. Gostamos de reclamar de como está impossível sobreviver na cidade mas corremos para vestir nossa melhor roupa e prestigiar essa política de dois mil anos atrás que se mantém viva em nosso cotidiano.

Ao menos poderiam ter economizado e feito um show de humor, não precisava fazer nada além de colocar um espelho gigantesco na nossa frente e deixar que refletíssemos - com o duplo sentido da palavra, se me permitem - o quanto somos feitos de palhaços pelos nossos governantes.

Não adianta reclamar e também não adianta esbravejar, nossa arma contra isto é o voto e insistimos em jogá-lo no lixo em troca de uma rua asfaltada ou uma conta de luz paga. Não podemos exigir vergonha na cara deles se nós mesmos deixamos que tudo aconteça debaixo do nosso nariz e ainda por cima aplaudimos no final de tudo.

Não tem muito o que ser dito, há muito o que ser feito! Mas por hora nos convém tomar um bom banho, borrifar nosso melhor perfume, vestir a nossa roupa mais bonita e sambar ao som das bandas contratadas. Na quermesse brincamos de sermos caipiras, por que não fingir que estamos felizes e satisfeitos com isso tudo? Vamos lá!

obs: resenha crítica feita na faculdade abordando uma reportagem onde uma cidade irá fazer vários shows com grupos famosos de pagode e etc.

Leo Bamonte
Enviado por Leo Bamonte em 28/06/2011
Código do texto: T3063350