Interacionismo e novas tecnologias

O interacionismo e a mediação das novas tecnologias na produção o conhecimento escolar.

O uso do computador em sala de aula torna-se extremamente positivo, pois o momento em que vivemos de alta tecnologia faz-se necessário que se integre as aulas ao avanço tecnológico atual. Dá-se assim, a oportunidade do aluno poder alçar novos voos e conhecimento sem precisar de um esforço físico desproporcional à idade.

Na visão vygotskyana é imprescindível que haja interação com os outros alunos. Ao contrário de Piaget que considera que a criança constrói seus conhecimentos de forma individual.

No atual momento torna-se extremamente importante um ambiente escolar com computadores com acesso à internet, já que impõe mudanças qualitativas imensuráveis ao aprendizado das crianças.

A zona de desenvolvimento proximal possibilita uma grande interação entre as crianças por meio da linguagem humano e a desenvolvida por intermédio da tecnologia, construindo assim, um elevado desenvolvimento em determinado contexto sócio-histórico-cultural.

Wallon diz que o processo de conhecimento também traz problemas, pois a busca pelo conhecimento é vista por vários ângulos.

Um ambiente de inclusão digital presta ao mesmo tempo um serviço ao interacionismo, porque mesmo que as crianças estejam envolvidas com sua máquinas, acabam interagindo com o colega ao lado, criando assim, uma rede de conhecimentos compartilhados à cada busca. Por meio desta interação, as crianças tornar-se-ão mais confiantes para produzirem conhecimentos e suportarem críticas e discutirem seus conhecimentos.

A tecnologia não visa substituir o professor e sim servir como uma saída para que o professor tenha mais tempo no acompanhamento dos alunos. Estimulando-os à busca de informações e conhecimentos.

O professor pode utilizar o e-mail para dirimir dúvidas pertinentes à aprendizagem, ganhando um meio de interagir com seus alunos fora da sala.

As crianças também podem utilizar esta tecnologia para interagir com seus colegas e conhecerem um mundo de cultura e educação ao toque dos dedos.

Assim se ganha um meio de enriquecer as aulas em sala para que os alunos não se desestimulem a aprender e sim a buscarem conhecimentos supervisionados por professores capacitados e crescerem tanto pessoal como intelectualmente.

Ilton J S
Enviado por Ilton J S em 22/06/2011
Código do texto: T3051367
Classificação de conteúdo: seguro