Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
 O FALA ESCRITOR EXISTE!

Nada mais justo que começar a comentar a 19ª do Projeto fala Escritor, parafraseando o principal homenageado do evento, o Movimento Cultural ArtPoesia, que muito oportunamente diz que “A poesia existe, resiste e insiste”.
A edição de número 19 adotou a temática e convidou os fundadores da Revista ArtPoesia, os escritores e poetas Carlos Alberto BarretoeJosé da Boa Morte, que munidos de oratória e poesia, concederam aos presentes o prazer de ouvi-los. Os Escritores falaram ainda sobre a fundação do movimento e da revista, que já completou uma década e caminha para a segunda, sobre a resistência da poesia no cenário baiano e sobre a importância de se acolher os novos escritores, entre outros assuntos que discorreram perfeitamente.




A intervenção musical da edição contou com a estreia do músico autodidata Pitágoras Soares,irmão da poetisa Lucymar Soares(Cymar Gaivota), que agradou e bastante o público presente e com sua voz marcante cantou canções autorais e outras já conhecidas, o que arrancou palmas e fez o público cantar junto.







Em outro momento muito especial do evento, a escritora e repórter Ana Paula Fanon que apresentou o seu blogLiteratura Subversiva, encantou literalmente o público com a sua eloquência e no ensejo prestou homenagens a grandes nomes da literatura brasileira.



No quadro “Quem é o Escritor” que não ficou devendo nada para os demais quadros do evento, tivemos o escritor e poeta Josué Ramiro Ramalho que fez a sua apresentação autobiográfica e finalmente foi visto sem a sua marca, o chapéu que ele usa em todas as suas apresentações. O poeta falou sobre sua luta interna para colocar pra fora o poeta que havia presa dentro de si, arrancou risos, aplausos e com suas palavras disse que é o escritor.
O que já parecia estar ótimo, ainda tinha espaço pra ficar melhor e ficou, quando a escritora Miriam de Sales, com a doação de exemplares do seu livro “Bahia de Outrora”, para que fossem sorteados entre os presentes, desencadeou a repetição do gesto por parte de outros autores e a plateia é quem foi a verdadeira premiada.
Realmente, os baianos são insistentes, a programação que no início do evento contava apenas cinco poetas inscritos para declamar, no seu decorrer pôde contar com pelo menos 17 interessados, dentre os quais vale lembrar a presença inusitada da escritora Clara Maciel e a estreia da poetisa Carla Elísio. Vários presentes entre escritores e expectadores assinaram a lista de presença e a estes também se deve o sucesso do evento:

Leandro de Assis, Moreira Barreto, Priscila Ribeiro, Vera Lucia, Tairine Ceuta, Renata Rimet, Vital Vasconcelos, Kalila Marinho, Deni Carvalho, Aline Silva, Estefane Alessandra, Gladson Ramalho, João Bosco Santos, Carlos Barreto, Jorge Carvalho, Rômulo Santos, Bruno Moura, Emilly Ramalho, Adrildo de Assis, Marise Pereira, Ricardo dos Santos, Wendel Nunes, Marlene Filho, Carla Elísio, Rosângela Elísio, Marli Machado, Nadia Cerqueira, Ivan de Almeida, Luiz Menezes, Pinho Sannasc, Thamy Santana, Camila Ceuta, Lucymar Soares, Emanuela Silva, Lindinalva Silva, Fau Ferreira, Jair, Nádia Silva, Bruno Máriston, Gildasi Malaquias, Carlos Souza, Altair Ramos ( Almirante Águia), Mirian Sales, Josué Ramalho, Valdeck Almeida de Jesus, Rebeca Santana, Pitágoras Soares.

A edição de número 19, apresentada pelo escritor e idealizador do projeto, Leandro de Assis, seguramente está entre as mais animadas já realizadas e os rostos novos e as muitas estreias dão uma pequena dimensão do quanto o Fala Escritor está crescendo. Uma coisa é certa, sempre serão esperados e bem vindos os rostos novos, porque como diz o ArtPoesia, “a poesia existe, resiste e insiste”!
Postagem: Leandro de Assis, Pinho Sannasc, Valdeck Almeida e Renata Rimet.
Fotos: Tairine Ceuta
A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc)
Enviado por A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc) em 23/05/2011
Reeditado em 25/06/2011
Código do texto: T2988528
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc)
Salvador - Bahia - Brasil
249 textos (39632 leituras)
11 áudios (1396 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/08/20 03:32)
A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc)