SUPERPAPO (Comercial de TV)
Estava eu curtindo a ressaca do fim das minhas férias e zapeando pela televisão de madrugada enquanto preparava uma resenha para o filme LOBO (que brevemente será postada em todos os meus blog's) quando me deparo com aquele comercial do SUPERPAPO que todo mundo já deve conhecer.
O comercial é tosco, mal editado, mal narrado, os atores são péssimos, a narração é horrível e a música de fundo brega até doer. E o que é pior: Longo pra dedéu (duvido que alguém já tenha tido paciência de assistir inteiro). Ah sim, além de longo ele ainda é reprisado sequencialmente umas duas ou três vezes.
Essa pérola nos mostra o cotidiano de um sujeito que ninguém gosta, mora sozinho, não tem namorada, não sabe fazer a barba direito, só tem um mínimo de contato humano com seus colegas de trabalho (que saem correndo sempre que ele chega perto) e vive com cara de desânimo como quem precisa de doses e mais doses de Licor de Cacau Xavier e Biotônico Fontoura. Também parece que vai se enforcar, meter uma bala na cabeça ou pular de cima de um viaduto a qualquer momento. Um fudidão no mais amplo sentido da palavra.
Uma bela noite está ele solitariamente sentado na sala de sua casa assistindo um daqueles programas caça-níqueis onde o idiota do telespectador tem que adivinhar uma palavra óbvia quando começa a tal propaganda do SUPERPAPO.
Ele resolve ligar pra lá, consegue marcar um encontro com a mulher da vida dele e daí por diante sua vida se transforma: Chega todo saltitante e sorridente no trabalho, onde todos passam a gostar dele. Seus dias de angústia e amargura dão lugar a passeios com sua amada pelo parque, onde se comportam como dois pacientes psiquiátricos durante o banho de sol. Tudo lindo, perfeito e maravilhoso. E foram felizes para sempre!
Aí vem a parte curiosa da história.
Na parte em que ele está sentado sozinho na sala de sua casa e assiste ao comercial do SUPERPAPO, que muda a vida dele para sempre, ele estava assistindo nada mais nada menos que cenas de seu cotidiano patético sendo exibido em rede nacional!
O que era pra ser um comercial tosco, uma vergonha para a publicidade (se é que algum publicitário tem algo a ver com isso) passa a ser um exercício da mais pura metalinguagem!
A coisa muda completamente de figura!
Mas continua uma bosta mesmo assim...