Sociabilidade e visibilidade na rede

Conhecer as ferramentas das tecnologias da informação e utilizá-las com responsabilidade e consciência, de que a partir do momento em que ocorre a troca de informações em rede, passamos a expor nossas particularidades, transmitindo nossa imagem tanto pessoal quanto profissional. O início do século XXI está sendo considerado como um período no qual tais tecnologias impõem uma relação, dependendo do uso que se faça delas, de um novo espaço de poder. Pois o poder está nas mãos de quem detém o conhecimento e como dizia Michel Foucalt, “O poder funciona e se exerce em rede”.

Socializar informações em rede, ao contrário do que se pensa, é uma atitude séria que pode comprometer a imagem daqueles que as divulgam. O exemplo do nosso Tema em questão, (nº 2), traduz o quanto o chefe ficou impressionado ao perceber a participação do candidato, portador de um currículo impecável, na comunidade do Orkut “Eu detesto acordar cedo!”. Esse exemplo mostra o quanto o suposto “chefe” está “conectado” com a rede e suas tecnologias. Contudo, um indivíduo pode relatar seus gostos pessoais, sem que os mesmos afetem sua responsabilidade para com seus compromissos profissionais. Eis o perigo da socialibilidade, pois a mesma caminha de mãos dadas com a visibilidade. Afinal, só se vê aquilo que se expõe.

Comungando das ideias de Lasswell em seu paradigma (Quem diz?, O que? Para quem? Em qual canal?, Em que situação?, Com que efeito?) e de Guareschi “A comunicação é o primeiro e o mais forte dos poderes”, concluo minha fala afirmando que uma vez na rede, a visibilidade será infinita. Portanto, utilizemo-na a nosso favor, sempre.

Lenna Ventura
Enviado por Lenna Ventura em 07/09/2010
Reeditado em 07/09/2010
Código do texto: T2483722
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.