Síntese do texto HAVERÁ TAMBÉM UMA SEMIOLOGIA GRAFICA.. do texto do professor Antonio Teixeira Neto, para os estudantes de geografia.

lendo o texto do professor Antonio Teixeira Neto, verificou-se que o autor dá, uma explicação do que é semiologia. O mesmo diz que semiologia é uma ciencia que estuda os signos dentro da vida social. Eles nos dão a capacidade de entender o que o mapa nos trás, como sinalizações estruturas, correlações e outros. Nota-se que, o autor nos revela que há uma interação entre os símbolos e a representação gráfica, não como um simples método de chamar a atenção, mas sim é com essa junção que o homem retém informações para conseguir sobreviver. Algo instintivo.

Isso pode ser visto, porque o homem, em seu dia-a-dia, mesmo sem querer, busca essas representações como em algumas palavras escritas no quadro negro, em um livro, em músicas ou mesmo em placas de transito, ou seja ele associa as palavras a desenhos com os quais ele tem mais conhecimento vivo, isso tudo ajuda na decifração da mensagem passada para ele, com isso, os signos ajudam na formação da inteligência humana.

vendo então, que o homem é um grande produtor de signos e desenhos, pouco se fala sobre mapas e gráficos. Isso porque a falta de compreensão da parte de leitores em saber que eles vem de uma forma lógica, e servem para transmitir mensagens. A partir do momento que existe um grande interesse em entender o mapa, percebe-se que começa ali, um belo diálogo entre o leitor e o próprio mapa a ele apresentado. Verifica-se que a então uma semiologia visual em primeira instância e sonora no momento da compreensão mais intensa.

Quando falamos em semiologia sonora, contamos com o barulho de objetos em movimento, já a segunda, ou seja a visual, aquela apenas pautada no momento em que o leitor passa seus olhos na informação ali representada.

Percebe-se que há uma grande interação entre os símbolos e a representação gráfica. Pois sem os símbolos, o mapa não teria vida, e não seria bom para a formação visual do informação.

O interessante que se percebe no final, é que, não se desenha figuras no papel, mas sim a uma construção de uma mapa, e por isso não há a preocupação da beleza na escrita.

É por isso que os mapas são recheados de diversos símbolos, cada um tem uma intensidade diferente, dando ao leitor idéias diferentes e também de importâncias diferentes.

Percebe-se que os mapas precisam de gráficos como grandes companheiros para o bom entendimento, codificação do conteúdo exposto e reconhecimento por parte do autor no mapa a ele apresentado.

Geová Ceriani
Enviado por Geová Ceriani em 11/08/2010
Código do texto: T2431720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.