Hellboy:Primeira fase
Hellboy: Primeira fase
Terminada a leitura dos 5 encadernados que compõem a primeira fase do personagem e fecha o ciclo de contos longos e curtos narrando suas aventuras como membro do B.P.D.P. (Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal), a minha impressão inicial é de assombro e maravilhamento. Lendo-os pela primeira vez na língua original e pela ordem cronológica interna finalmente pude visualizar o big picture da criação do Mignola.O aspecto que salta aos olhos é sem sombra dúvida o traço do Mike Mignola: econômico, angular e de uma vitalidade,
sofisticação e beleza plástica fora do comum; com um domínio extraordinário de luz e sombra , Mignola imprime em tudo que desenha um ar de mistério, horror cósmico, danação e lirismo funéreo que vai muito além do traço.
As aventuras do Hellboy podem ser divididas em duas categorias:
Minisséries longas (geralmente de 4 capítulos) cujos roteiros épicos e apocalípticos giram em torno de ameaças nazistas, monstros lovecrafteanos, folclóricos, mitológicos e ciência bizarra com o Hellboy e seus companheiros do B.P.D.P. empenhados na resolução do mistério central e salvacão da humanidade. Pode-se considerar as três minisséries componentes desta categoria (Sementes da Destruicão, O Despertar do Demônio e O Verme Conquistador) como uma história solo.
Na segunda categoria entrariam as minisséries curtas (2 partes) e contos de poucas páginas (contido nos encadernados O Caixão Acorrentado e A Mão Esquerda das Trevas). Nelas os elementos mitológicos e folclóricos ganham destaque e as aventuras, geralmente sem o pessoal do Bureau, ganham contornos mais pessoais e intimistas. A meu ver são nestes contos que o Mignola se supera como criador idiossincrático e original, neles a mistura de super-heróis, atitude noir, horror cósmico, humor e folclore bizarro atingem seu nìvel mais alto. Por mais que eu curta as minisséries longas, a meu ver elas pecam pela natureza episódica com seus enredos um tanto desconexos e problemas de ritmo. São nos contos curtos que, a meu ver, se encontra a nata Mignolesca.
Se as minis longas podem ser comparadas a superproduções hollywoodeanas, o material curto são contos folclóricos bizarros.
Hellboy é um gibi memorável.
Ordem de leitura e cotações:
Sementes da Destruição ****1/2 de *****
O Despertar do Demônio ****
O Caixão Acorrentado *****
A Mão Esquerda das Trevas *****
O Verme Vencedor *****