Medo do Medo

Medo do Medo

( Texto retirado da coluna semanal de Lya Luft, Revista Veja)

Um texto apresentado em sua coluna na revista Veja, de circulação semanal, retratando sua opinião a respeito da maneira em que alguns psicopedagogos vem ditando e como tornar a criação de nossas crianças politicamente corretas.

Numa linguagem simples e direta Lya Luft dá sua opinião a respeito deste novo movimento que vem tentando mudar histórias , contos e cantigas infantis que perduram há anos, décadas, séculos...

Histórias que mexeram e encantaram com a imaginação de muitos de nós, e nem por isso nos tornaram em monstros, lobos maus da vida real.Criam redomas de vidro, tentando afastar a existência do mal, do perigo para as crianças chegando ao ponto de opinarem até nas histórias infantis, como causa de fobias e do comportamento doentio que a sociedade vem se tornando.

Temos coisas mais sérias para nos preocuparmos, pois a cada dia vivemos em uma sociedade sedenta de informações, em que somos empurrados a buscar mais e mais adaptações para tornar a convivência neste mundo moderno melhor e cada vez mais cedo. E não está sendo brincando e sim tirando o direito de brincar, de sonhar e até mostrar que o mal existe, e que deve ser explicado também nos contos, histórias e cantos infantis as crianças, ?e cabe a nós como pais e educadores a retratar o que é certo e errado como doutrinadores iniciais e não mascarar como se existisse apenas as coisas boas do mundo, onde sabemos que não é isso e o como as coisas funcionam no mundo real. O que será o jeito certo? Cabe a você opinar e discutir o melhor caminho a se trilhar.

Recomendo a todos Lya Luft, que com sua maneira de expressar e nos convidar a pensar em situações cotidianas pra mudar o mundo a nosso redor, sem quebrar o encanto que vida nos propõe.

Lya Fett Luft, Santa Cruz do Sul, 25-12-1938. Romancista, poetisa, tradutora brasileira, professora universitária e colunista de revista semanal da revista Veja. Formada em Letras anglo-germânicas, Lya tem mestrado em Literatura brasileira e linguistica aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).