Resenha crítica de obra sobre "Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB."
Resenha crítica de obra
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB.
Este trabalho desenvolvido pela autora se propõe a nos oferecer alguma reflexões sobre a profissionalização do magistério no contexto atual, procurando compreender os avanços e equívocos que a legislação apresenta, tomando por base a nova Lei de diretrizes e Bases da Educação(Lei 9.394/96).
A autora ao desenvolver sua análise foca em dois componentes fundamentais e interligados da profissionalização: a formação e o exercício profissional, utilizando-se dos paradigmas de formação propostos por Kincheloe (1997) e Nóvoa (1991) e a concepção de profissionalização complementada pelo modelo de análise da profissão docente, discutido por Nóvoa. O tema abordado é uma luz em meio ao “nevoeiro” em que se encontra o processo de profissionalização do magistério, no qual falta a coesão entre a teoria e a prática, ensino e pesquisa e o conteúdo específico e o conteúdo pedagógico, visando atender à natureza e à especificidade do trabalho pedagógico.
Como argumenta a pesquisadora, nas cosiderações finais “a nova LDB não consegue sustentar uma proposta de formação de profissionais da educação, baseada nas características do professor, orientada para a pesquisa” (p.95). Salienta também que a nova lei não tem forças para sustentar o princípio da articulação entre formação inicial e continuada, a falta de um texto mais explícito, que formule exigências à criação dos institutos superiores de educação, os quais se comprometam com uma política de formação de profissionais da educação.
A pesquisa ressalta os reforços nos pontos de avanço, fruto este de esforços de muitos membros do Conselho Nacional de Educação e outros profissionais da educação, que ocupam posotos de liderança em diferentes órgãos da esfera administrativa educacional.
Podemos dizer que o trabalho apresentado é uma referência valiosa para estudantes de graduação, magistrados, pais, alunos e o público leitor em geral, preocupados com os problemas referentes a profissionalização do magistério e a nova LDB, que direta ou indiretamente afeta a todos os cidadãos.
A autora, Ilma Passos Alencastro Veiga, é pesquisadora associada sênior da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Alexandre Acácio Procópio dos Santos
Acadêmico do 2º ano de Letras da Universidade estadual de Goiás