Roteiro turístico no município de Bragança - PA
Resumo: Este estudo visa à possibilidade de criação de Roteiros Turísticos no município de Bragança, cidade a Nordeste do Estado Pará, que conta com uma gama de atrativos e potencialidades turísticas de caráter Patrimonial histórico – cultural. O levantamento de dados se deu de forma empírica, com visita in loco afim de que dados a respeito de atrativos, potencialidades, infraestrutura, fossem detectados, diagnosticados, para que as várias possibilidades de roteiros no município fossem observadas. O trabalho reflete experiências obtidas no decorrer da visita técnica, bem como as pesquisas decorrentes do processo investigativo. A idéia de roteiro se dá mediante a proposta da inserção de um city tour pela cidade explorando prédios históricos, igrejas e monumentos, comunidades tradicionais locais que trabalham com artesanatos, sítio responsável pelo benefício da mandioca para a fabricação de farinha, sendo esta a de melhor qualidade do Estado, com a devida explanação.
Palavras – chave: Roteiro Turístico; Patrimônio; Histórico – Cultural; Trilhas.
Abstract: This study is the possibility of creating Itineraries in Bragança, a town northeast of Pará State, which has a range of attractions and tourism potential of historic character Sheet - cultural. The survey data was empirically, with on-site visit in order that information about attractions, capabilities, infrastructure, were detected, diagnosed, so that the various possibilities for routes in the city were observed. The work reflects experience gained during the technical visit, as well as research under the investigative process.The idea of the script is given by proposing the insertion of a city tour exploring historical builings, churches and monuments, traditional local communities working with crafts, the site responsible for the benefit of cassava for the production of flour, which is the best quality of the state, with explanation.
Keywords - Keywords: Tourist Route, Heritage, Historic – Cultural; Trails.
CAPÍTULO I
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA APLICADA AO TURISMO
PROFESSORA: ROSICLÉIA MENDES
A histórica cidade de Bragança-PA, que honra este título desde 1854, por intermédio de um decreto do presidente da Província, na época, Sebastião do Rego Barros, ricas por seus patrimônios histórico-culturais materiais e imateriais, evidenciam fortes atrativos que geram potencialidades em diversificados segmentos do turismo. Para elencar o patrimônio de cunho histórico-cultural relatam-se alguns exemplos, com a finalidade de evidenciar tais atrativos, possíveis potencialidades da destinação, culminando com a criação de um roteiro turístico para a localidade.
Figs. 1 e 2 – Orla da cidade Pérola do Caeté
Bragança é uma cidade localizada ao Nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, possui quase 400 anos de história, com localização privilegiada, a margem esquerda do rio Caeté, a cidade foi palco de umas das primeiras ocupações européias, também chamada, carinhosamente, de “Pérola do Caeté”, a segunda cidade mais antiga do Estado do Pará. Entretanto, por causa das dificuldades de comunicação com a capital do Estado, Belém, houve a necessidade de mudança do núcleo habitacional, para a margem esquerda do rio Caeté, onde se localiza a sede municipal.
Bragança é uma cidade que, economicamente, sobrevive não somente do turismo, mas, do comércio local, do benefício da mandioca e posterior fabricação de farinha d’ água, da pesca comercial e artesanal, quanto a pesca o governo local mantém ações no sentido de estimular a produção e comercialização do pescado, objetivando a rentabilidade da atividade para todos os que dela sobrevivem, este incentivo é promovido através da SEMEP (Secretaria Municipal de Economia e Pesca de Bragança).
Fig. 3 – Descascando a mandioca
Fig. 4 - Mandioca Fig. 5 – Forno de fazer farinha
O Nordeste do Pará é muito conhecido por seus manguezais, vegetação berço de caranguejos (Ucides cordatus) responsável por grande parte da economia da região bragantina, das famílias bragantinas rurais que moram no entorno do manguezal 83% dessas famílias retiram seu sustento desse ecossistema. A coleta do caranguejo In natura e também beneficiado é amplamente comercializada.
Figs. 6 e 7 – Homem retirando caranguejo do Manguezal.
No mais a economia da cidade marca sua expressividade dentro do setor primário com a agricultura, extrativismo e pecuária, e ainda como atividade econômica observou-se a fabricação de telhas e tijolos, bem como, a fabricação do artesanato local.
As casas das famílias tradicionais ainda revestidas com azulejos portugueses em suas fachadas e com assoalho de acapu e pau amarelo (Casa da Família Medeiros) revelam o conteúdo de cunho histórico seguindo modelos de obras erguidas no século XVIII, a exemplo a Igreja de São Benedito, que possui o piso da época Barroca e tombado pelo Patrimônio Histórico, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, onde está enterrado o Padre Dom Eliseu Maria Coroli, fundador da Congregação de Santa Terezinha, e o Instituto Santa Terezinha, tradicional Educandário da cidade que se revela também como um prédio de caráter histórico e cultural.
Figs. 8 e 9 - Igreja de São Benedito e Casa da Família Medeiros.
Fig. 10 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
A cidade, sem dúvida, prima por seus atrativos culturais imateriais, caracterizando-se numa das culturas religiosas mais ricas do Estado com relação às festas religiosas e profanas, um grandioso exemplo é a festa, bicentenária de são Benedito, que ocorre entre os dias 18 e 26 de dezembro, movimentando o turismo religioso na cidade, pois é considerada a maior manifestação religiosa bragantina. Outra manifestação cultural que a cidade de Bragança oferece, é a Marujada, que é um ritual exuberante, que ocorre simultaneamente, à Festa de São Benedito. Marujos e Marujas vestindo trajes característicos fazem apresentações diárias entre os dias 18 e 26 de dezembro.
Bragança é uma cidade que guarda suas histórias, principalmente, as de cunho histórico-culturais e religiosos, haja vista, que o povo da cidade de Bragança é consciente a respeito de seus Patrimônios Históricos Culturais Materiais e Imateriais. Grande exemplo são as famílias extrativistas, que vivem na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, Município de Bragança, no Estado do Pará, sendo esta de grande relevância patrimonial ambiental da cidade, fato que se explica mediante:
[...] ao falarmos “patrimônio”, em geral, nos referimos a uma parte apenas dos bens culturais, o patrimônio histórico – arquitetônico. Essa noção foi abarcada por outra, mais ampla, a de patrimônio cultural, que envolve ainda a de patrimônio ambiental, uma vez que hoje concebemos o ambiente como um produto da ação dos homens, portanto, da cultura. (RODRIGUES, apud, FUNARI & PINSKY, 2003 p.16)
Figs. 11 e 12 – Áreas ambientais Patrimoniais dentro da RESEX
Local onde se encontra vegetações de várzea, campos, restingas e bosques de terra firme, que abrigam a maior biodiversidade de espécies vegetais e animais e também se encontram populações tradicionais que sobrevivem de atividades ligadas ao modo de vida característico da região, como a questão dos oleiros que desenvolvem um trabalho com cerâmicas, artesanatos e outros, culminando para a riqueza do patrimônio cultural imaterial da região.
Figs. 13 e 14 – Artesanato local fabricado em olarias dentro da RESEX.
Com intuito de explicitar a relevância da preservação do Patrimônio Cultural de uma sociedade e assegurar a importância do mesmo para a cidade de Bragança dentro da atividade turística, cita-se:
A partir do final da década de 1970, verificou-se a valorização do patrimônio cultural como um fator de memória das sociedades. Hoje entendemos que, além de servir ao conhecimento do passado, remanescentes materiais de cultura são testemunhos de experiências vividas, coletiva ou individualmente, e permitem aos homens lembrar e ampliar o sentimento de pertencer a um mesmo espaço, de partilhar uma mesma cultura e desenvolver a percepção de um conjunto de elementos comuns, que fornecem o sentido de grupo e compõem a identidade coletiva. (RODRIGUES, apud, FUNARI & PINSKY, 2003 p. 17)
No passado a cidade de Bragança carecia de telhas e tijolo, um português chamado José Maria Pereira de Macedo veio para a cidade por intermédio do intendente na época, que convenceu o referido senhor a ficar na região, este possuía uma larga e ampla experiência nas atividades de olarias, trouxe então, para a região a arte de vasos e potes de artesanato, que atualmente é comercializado através das várias comunidades situadas na cidade de Bragança.
Figs. 15 e 16 – Olarias da região.
O objetivo geral deste trabalho é proporcionar aos interessados conhecimentos históricos culturais da cidade de Bragança, bem como induzir o incentivo do turismo na região, sensibilizando os governantes, para que haja ações integradas do poder público com o poder privado estimulando a valorização e preservação do potencial histórico cultural da cidade, mostrando um turismo sob outro olhar, que não sol e praia no Nordeste do Pará.
Ao mostrar os atrativos potenciais da cidade de Bragança na atualidade, bem como, seus patrimônios históricos culturais materiais e imateriais, seu povo, saberes e fazeres observa-se um pouco da História Patrimonial do Brasil que outrora fora castigada e esquecida, nos meados do século XIX, onde exclusão e diferenças sociais exultavam, numa sociedade em que negros e brancos pobres eram tidos fora do contexto cultural, pois escolas não eram para esse tipo de pessoas, cada um tinha o seu lugar na sociedade. Para ilustrar cita-se:
Negros e brancos pobres eram vistos nos livros escolares como trabalhadores, mas não construtores de cultura, distinção que cabia a poucos, brancos e proprietários, com acesso aos bancos das faculdades e à cultura européia, tida como modelo. (RODRIGUES, apud, FUNARI & PINSKY, 2003 p.17)
Ainda observam-se entraves culturais dificultando o turismo no Brasil, acredita-se que os valores estão em constante mutação e na atualidade acontecem mudanças em várias áreas favorecendo de tal modo a valorização e conservação do patrimônio, este não deve ser preservado somente para que o turismo aconteça, entretanto, este recurso se torna um grande potencial para o desenvolvimento turístico.
Para se evidenciar a riqueza potencial do Brasil, assegurando que o mesmo poderá ser inserido como um dos destinos turísticos de grande relevância, com seus recursos patrimoniais culturais de rara beleza cita-se:
Reconhecidamente o Brasil é um país de grande potencialidade turística, rico em belezas naturais e aspectos culturais que podem atuar como elementos de atratividade. Neste contexto, o folclore, os sons e ritmos de diversas regiões brasileiras podem ser destacados, além da existência de um artesanato variado e diversificado e um patrimônio histórico arquitetônico dos mais expressivos. (BAHL, 2004 p. 51).
Deste modo este trabalho objetiva reunir num Roteiro Turístico, alguns atrativos da cidade de Bragança, com a finalidade de fomentar o turismo na região Norte do Brasil, evidenciando atrativos de caráter histórico e cultural, apontando os possíveis potenciais visitantes da referida cidade, bem como a segmentação turística de maior destaque na região. Assim, para Miguel Bahl (2004, p.74) “o roteiro possibilita uma exposição temática ampla que desperta o interesse das pessoas e preenche as suas necessidades de evasão e deslocamento, motivando-as a participar”.
Deste modo ao elencar neste trabalho principais requisitos atrativos da cidade de Bragança, apontando aspectos socioeconômicos e culturais do município e explorando de forma clara e objetiva a relevância dos fatores patrimoniais históricos e culturais da região parte-se para elaboração de um produto turístico que será apresentado nos capítulos subseqüentes onde a ênfase será dentro da abordagem de Turismo Cultural, e assim para fundamentar este segmento do turismo conclui-se que:
O MTur (2008) define Turismo Cultural como as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e ima¬teriais da cultura.( Mtur, 2008 p.16).
Ao dar ênfase ao Turismo Cultural com Roteiro Turístico na cidade de Bragança apresentar-se-á a possibilidade de conhecimento das especificidades atrativas da localidade sob outra visão e não, somente, o turismo de sol e praia que é comumente conhecido no Estado do Pará nesta região, este conhecimento sem dúvida irá muito além dos limites do Estado, podendo, vir a ser divulgado e conhecido em todo o Brasil. Deste modo este trabalho procura de certa forma divulgar os elementos culturais que foram analisados in loco afim de que:
Grupos folclóricos de dança, corais, bandas, artistas plásticos, poetas, atores, bonequeiros, produções amadorísticas de vídeo, artesanato em suas múltiplas tipologias e gastronomia, entre outros, que representem o modo de vida, hábitos e costu¬mes da população do destino. (Mtur, 2008 p. 47).
Figs. 17 e 18 – Representando a Marujada de São Benedito.
”Afinal, o Brasil é um país que apresenta grande riqueza cultural, como também, um conjunto de crenças, tradições e um legado que uma determinada sociedade deixará às futuras gerações” (Projeto Educação Cultural,)
Obs: este trabalho foi elaborado em 5 partes envolvendo 5 disciplinas, realizado por sete acadêmicos, estou me permitindo publicar, somente, a parte que defendi, ou seja, o trabalho aqui não está na integra, o trabalho também contém fotos que aqui não parecem, apenas as legendas relatando-as.