"" NEUROSE - LER 03 * FERENCZI ""

     Sándor Ferenczi (1873-1933) médico psicalista húngaro(*) não criou nenhuma Ciência, mas deu novo corpo e novos cores à Psicanálise de Freud.
     De Inteligência e sensibilidade apurada começou a mudar a face da Psicanálise dura e fria do divâ para uma Ciência voltada ao sujeito, e à sua humanidade, não aceitando um arcabouço técnico e teórico engessado e voltado apenas à Doutrina Psicnalítica criada, organizada e doutrinada por Freud.
     Ferenczi não ironiza Freud, pelo contrário apenas aperfeiçoa a Psicanálise, podendo-se até afirmar que se Freud e o pai da Psicanálise, Ferenczi o é da Psicanálise Moderna.
     Como toda mente brilhante, o psicanalista Húngaro procura dar rumo aos trilhos picanalitico de Freud, mais isto causa ciúmes, inveja e toda gama de sentimentos humanos, mesmo entre os gênios. Freud é um pai amoroso seu primogênito ( Psicanálise) deve ser protegido e defendido com toda veemência.
     Primeiro Freud rompe com Jung, que cria uma nova doutrina (A Psicologia analítica) agora Ferenczi quer mudar sua criação.
     Mas não é nada disso (Freud está mesmo é enciumado) Ferenczi é um psicanalista que visa novos horizontes, aplica novas técnicas, cria novos conceitos e da humanidade á Psicanalise Freudiana. "Afeto", "sintonia", "empatia", "interação com o analisado", são conceitos propostos, defendidos e teorizado por Ferenczi que destroniza o psicanalista, descendo-o de seu pedestal para ouvir o analisado e sentir com ele seus traumas suas angústias.
     Enfim o psicanalista húngaro coloca amor ao próximo no arcanrouco teórico e técnico da Psicanálise.
     Mas isto lhe custa caro. É incompreendido e até esquecido, porém a verdade sempre prevalece e Ferenczi e reconhecido postumamente, até mesmo por Freud. Hoje a Psicanálise poderia ser conhecida como Freudiana/Ferenczciana. Um a teorizou e lhe deu linhas gerais, outro a apurou e lhe devolveu a humanidade e amor. Ambos foram importantes e insubstituíveis, e deixaram seu legado.
     Agora vamos a Melanie Kleim...


(*) OBS: Resenha, resumo e Comentário sobre a leitura da Revista Mente Cérebro, Memória da psicalasile 3, Sandor Perenezi, da Editora Duetto.


BardoMineiro
Enviado por BardoMineiro em 22/03/2010
Reeditado em 27/04/2010
Código do texto: T2153419
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.