TEORIA PSICANALITICA DE FREUD PARA COMPREENSÃO DOS FENOMENOS DA APRENDIZAGEM

TEORIA PSICANALITICA DE FREUD PAR A COMPREENSÃO DOS FENOMENOS DA APRENDIZAGEM

Sigmund Freud (1856 a 1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud usou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problema científico. A investigação sistemática desses problemas levou Freud a criação da Psicanálise.

O ser humano é o único indivíduo que nasce indiferenciado, desprotegido, incapaz de sobreviver sozinho, até que adquira maturidade.

Na infância, são estabelecidas relações com o mundo que determinarão em grande parte, muitas outras que acontecerão, em etapas posteriores da vida. É essencial que não privemos à criança da possibilidade de experiênciação para viver suas próprias conquistas, apesar das dificuldades reais ou imaginárias que possam surgir.

Freud tinha como objetivo estudar o desenvolvimento psicosexual da criança. Estudava suas principais fontes de prazer e afirmava que satisfeito os seus desejos, a criança crescerá saudável psicologicamente. Segundo Freud, não satisfeitos os seus desejos, poderão acarretar problemas no ego da criança que ao crescer tornar-se-á uma pessoa com sérios problemas de vícios. Portanto, sujar-se, chorar, sentir dor, machucar-se, e até frustar-se por não conseguir algo são acontecimentos importantes que, a partir da infância, contribuirão para a construção de um adulto capaz de encaminhar seus próprios conflitos e de buscar suas realizações.

Mesmo sem que Freud tenha tido a intenção de apresentar uma proposta de educação, a psicanálise influenciou grandemente o pensamento educacional, não essencialmente através de aplicação direta de suas teorias ao ensino, mas devido ao fato de ela efetuar o estudo do desenvolvimento dos seres humanos, de suas forças anteriores, de suas inter-relações.

É preciso que o professor conheça os fenômenos que permeiam sua relação com a criança, e possa compreendê-los, para evitar reações indesejáveis as provocações da mesma. O professor detém algum conhecimento da Psicanálise encontra-se em melhores condições para compreender os comportamentos infantis e atender às necessidades das crianças e ainda selecionar medidas fornecer oportunidades à criança de acordo com a ocasião.

O início do desenvolvimento social e psicológico da criança acontece porque as emoções que as crianças externalizam, desencadeiam reações nos que a cercam, no sentido de estes atenderem as suas necessidades. É graças à característica contagiante das emoções que propiciam contatos interpessoais entre a criança e os que dela cuidam dando início à formação de sua personalidade. São as emoções que fundamentam as relações e interações sociais, bem como é da convergência entre as emoções e a racionalidade que será formada a personalidade de cada um.

REFERENCIAS:

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 10ª ed – São Paulo: Ática, 1997.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. 13ª ed – reform. e ampl. – São Paulo: Saraiva, 2002.

FIORI, W.R. Modelo Psicanalítico. In: RAPPAPORT, C.R. (org). Teorias do desenvolvimento. São Paulo: E.P.U, 2003, p. 11-50.

GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação. 8ª ed – Petrópolis: Vozes, 2001.