Resenha crítica: Desvendando os segredos do texto.
Jamille Araujo
Abgail Magalhães
KOCH, Ingedore G. Villaça. Texto e Contexto. In: KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003.
Ingedore G. Villaça Koch é bacharel em Direito pela USP, formada em Letras – Português/Literatura, Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela PUC – SP, livre-docente na área de Análise do Discurso pela UNICAMP. Foi professora titular do Departamento de Português da PUC-SP, onde atuou nos cursos de Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Inglesa, Secretariado Executivo Bilíngüe e Jornalismo. Atualmente é docente - titular do Departamento de Lingüística do IEL – UNICAMP, onde implantou a área de Lingüística textual.
O capítulo analisado apresenta as várias concepções de contexto, abordando que um enunciado somente será facilmente compreendido quando inserido em seu contexto de situação. O termo contexto não se define, possui vários significados em situações diferentes e aplica-se conforme o uso, as concepções.
Koch recorre aos estudos de Malinowski, que apontava o contexto como sendo mediador da situação como sistema lingüístico, para expor sobre contexto de acordo com as diferentes concepções. Este expunha que tanto as palavras quanto as frases só traziam sentido se estivessem inseridas em um contexto de uso. Posteriormente, os lingüistas Halliday, Labov também acreditavam ser impossível compreender fenômenos de um texto fora do contexto social da comunidade onde eles se produzem. Na seqüência, Hymes elabora um esquema caracterizando o contexto como uma interligação entre situação, participantes, resultados, fatos seqüenciados, regulamentos, formas de falar, convenções e gêneros. Segundo Goodwin & Duranti, o contexto envolve o acontecido dando subsídios para o entendimento adequado.
Para analisar o contexto, deve-se começar pela visão dos participantes, os quais terão suas ações analisadas e descritas, bem como as atividades específicas executadas pelo participante e tratada como contexto. Segundo eles, essa análise deve recobrir a situação, os propósitos, o código, os conhecimentos pré-adquiridos e acontecimento/contexto.
Koch afirma que no início do estudo sobre o texto, o contexto era resumidamente um espalhamento verbal, o que a autora chama de co-texto. Para alguns autores, significava uma seqüência, combinação de frases, dando um sentido e entendimento do tema.
Com a chegada da Teoria dos atos da fala e Teoria da escrita, houve o estudo, através da pragmática, das situações decorrentes dos usuários da língua.
Assim, surgiu o contexto sociocognitivo. Para que haja entendimento entre as pessoas é preciso que seus contextos cognitivos estejam semelhantes e, em parte, compartilhados. Nesse sentido, há uma troca mútua.
Atualmente, entende-se que o contexto não apenas abrange o co-texto para ser entendido, é necessário que haja de forma conjunta o entorno sóciopolítico-cultural, o contexto sociocognitivo entres os leitores e o próprio co-texto.
Para Kleiber, há necessidade de examinar como está sendo usada a noção de contexto, os significados e os problemas. Para isso, relata oposições e dimensões na literatura, expondo que a análise lingüística deve ser feita com base nos elementos exteriores aos dados e fatos lingüísticos. Trata-se de concepções que se mantém intrelaçadas, tornando difícil conceituá-las separadamente.
Analisa-se, por um lado, a língua em si como indeterminada, não possibilitando interpretação, podendo o contexto deixar suprir as brechas do texto. De qualquer forma, uma coisa está atrelada à outra. Por outro aspecto, o contexto é a base para a análise lingüística das unidades que fazem parte do conjunto de fatores pertinentes para a própria análise contextual. O contexto com função de desmistificador para salvar enunciados e auxiliar no compreendimento.
Outra forma de distinguir seria a direta e indireta, traduzidas como sendo, respectivamente, análise do texto autêntico e análise com base nas entrelinhas com elementos co-textuais.
Koch relata que a melhor concepção do contexto de situação seria a de Franchi, quando diz que o contexto é um elo entre o sistema lingüístico e a situação. Compete ao leitor decidir qual o fluxo de informação que serão incorporadas em sua trajetória de leitura, lembrando que nem sempre a interpretação que se dá pela proximidade, é a correta. Em complementação, Blass, depois de afirmar que o contexto é árduo para a interpretação do discurso além de poder ser interpretado de diversas maneiras diferentes em contextos divergentes, conclui que contexto relacionado à interpretação não se define.
A noção de contexto, definida por Koch, está relacionada à estrutura da linguagem, da cultura e da organização social que tem implicações diretas na produção e na compreensão do discurso. Ela explicita de diversas maneiras, baseadas em alguns autores, concepções para que haja um bom entendimento do texto falado ou escrito.
Notamos que esse texto é importante para o público leitor que busca compreender melhor a noção de contexto e suas principais funcionalidades, principalmente por dispor de argumentos de variados autores, enriquecendo o estudo de quem dele possa ter acesso, além de proporcionar aos estudantes de Letras, subsídios para um melhor rendimento em sua trajetória acadêmica.