Duelo de Titãs

Análise fria do campeonato...

Tirando de mim qualquer tipo de torcida exagerada pelo Flamengo; tenho certeza que o último jogo de muitos times será o jogo de suas vidas, principalmente para o Flamengo que não enxerga o título nacional há 17 anos. Cada um dos cinco primeiros classificados até agora fará o melhor de si para ganharem e garantirem o campeonato (apenas 4 podem chegar lá) e o Cruzeiro, quinto colocado, de olho em uma única vaga disponível do G-4 para disputar a Libertadores da América de 2010.

O Cruzeiro precisa vencer o Santos e torcer pelo tropeço de São Paulo, Internacional e Palmeiras ou ainda pela derrota do São Paulo e pelo menos o empate simples de Palmeiras e Internacional; qualquer um destes resultados garante ao Cruzeiro uma vaga no G-4, independentemente do resultado entre Flamengo e Grêmio.

O São Paulo só vence se houver os tropeços do Flamengo, Palmeiras e Internacional ou se houver empate dos mesmos jogos juntos, precisando, é claro, vencer o Sport. Somente com estes resultados ele poderá gritar seu sétimo campeonato brasileiro. Qualquer um que vencer dos três que acompanham o São Paulo no G-4 tira o sonho do título da equipe sãopaulina.

Para o Palmeiras, o Flamengo não pode vencer o Grêmio, ele próprio passar pelo Botafogo e torcer pelo Internacional não vencer o Santo André. O São Paulo poderia vencer o Sport por qualquer placar que ainda assim o Verdão seria campeão.

Para o Internacional o São Paulo e o Palmeiras pode vencer por qualquer placar; se ele vencer o Santo André e o Flamengo não vencer o Grêmio (até empatando), ele ficaria com o título com 65 pontos e uma vitória a mais do que os concorrentes (19); portanto, o tendão de Aquiles do Inter de Porto Alegre é o Flamengo e seu arquiinimigo Grêmio.

Já o Flamengo precisa vencer o Grêmio por qualquer placar para garantir o título; o Rubro Negro carioca só garante o campeonato com um empate se o Internacional no mínimo empatar com o Santo André, o Palmeiras empatar com o Botafogo e mesmo que o São Paulo vença o Sport por 2 tempos a zero, ele ainda seria campeão brasileiro de 2009.

Não vou aqui afirmar que não estou de olho no título pelo Flamengo; estou sim e não vejo a hora de ver o Mengão levantando a taça, mas o que eu quero de fato é que o Cruzeiro consiga chegar no G-4; se isso ocorrer a probabilidade de ajuda ao Flamengo, através dos resultados, já será praticamente a garantia do título.

No próximo domingo, por volta das 19 horas, conheceremos aqueles que acompanharão Sport e Náutico na viagem até a Segundona; quem acompanha o Mengão na viagem para a Libertadores da América e quem será o Campeão Brasileiro de Futebol de 2009.

São Paulo briga pelo sétimo título; Flamengo luta pelo sexto; Palmeiras pelo terceiro e o Internacional pelo segundo título; seja quem for o campeão, será uma festa das mais comemoradas; ou em São Paulo, Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Sul.

Que venha o novo campeão!

- Alguém consegue fazer alguma aposta?

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Meu site: www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 30/11/2009
Código do texto: T1952627
Classificação de conteúdo: seguro