Uma vez por ano eu arrisco escrever sobre um tema que conheço pouco, ou quase nada; sempre que o campeonato brasileiro está pertinho do final eu tento arriscar alguns palpites e nos últimos anos, confesso que torci muito mais pelo não rebaixamento de “meu” Flamengo do que qualquer outro resultado, mas este ano é diferente.
 
Com esta regra de pontos corridos, é óbvio, ganha quem chega ao final com o maior número de pontos; nos casos de empate, a regra diz que o número de vitória desempata e se mesmo assim a irresolução persistir, seguem as regras do saldo de gols e por aí vai!
 
Este ano de 2009 eu juro que até a ocorrência do jogo contra o Grêmio Barueri, já agora nesta segunda etapa do campeonato; na ocasião eu estava em Brasília e assistia ao jogo em que o Flamengo perdeu para o Barueri por 2 X 0; depois daquela derrota, de alguma forma ficou claro para mim que a tão sonhada vitória nacional viria após muito esforço e muita bravura por parte dos jogadores e do técnico Andrade; o Brasileirão começava a “embolar” as pontas de cima e de baixo e o Flamengo até poderia ter alguma chance de sucesso final.
 
Nos jogos seguintes o Mengão ganhou do Santos, Atlético Mineiro e Náutico; seus possíveis obstáculos de liderança não tiveram a mesma sorte e o campeonato começou a mudar a cara; o que antes era um sonho distante, agora pode pintar com a faixa de campeão um time com as cores vermelha e preto do Rio de Janeiro!
 
O Flamengo que não ganha um campeonato brasileiro desde 1992, ainda teve que enfrentar a confusa e discutida partida, que não ocorreu, com o Sport de Recife em 1986 pelo campeonato brasileiro daquele ano; agora se vê na frente de gigantes estruturados e ricos para se tornar Hexa Campeão.
 
Pela luta do título deste ano ainda temos pela frente o Goiás, que chegou a disputar as primeiras colocações, mas vem fracassando dia pós dia; o Corinthians de Ronaldo Fenômeno, que também não está em sua melhor fase e por último o eterno rival gaúcho Grêmio de Porto Alegre.
 
Esta ascensão rubro-negra que não ocorria há anos chega justamente no campeonato das surpresas; nos últimos Campeonatos Brasileiros estávamos acostumados a ver apenas o São Paulo campeão, mas era o São Paulo de Murici, que mudou para o Palmeiras e eis que também colocou o verdão nas primeiras colocações deste ano.
 
As surpresas deste campeonato são: a brilhante recuperação do desesperado e quase morto Fluminense, que saiu do fundo do poço agora luta para sair da borda que o separa da segunda divisão; o Atlético mineiro que também já provou o sabor amargo de uma segunda divisão nacional, agora briga pelo título; Avaí de Santa Catarina e Grêmio de Barueri são os destaques; clubes que não estão acostumados aos holofotes e que podem inclusive brigar por um título no campeonato sul-americano.
 
Na parte de baixo o Sport de Recife já está rebaixado, isso todo mundo sabe; mas e quem mais tem condição de freqüentar a segundona de 2010?
 
Faltando apenas 9 pontos a serem disputados, Náutico, Santo André, Fluminense, Botafogo, Atlético do Paraná, Coritiba e Vitória correm riscos, mas os riscos mais sérios estão por conta dos últimos. Em minha opinião, mero palpite, o Náutico joga três vezes e tem chance mesmo de três pontos, o que o elevaria para 38 pontos e sem chance para permanecer; o Santo André está na mesma situação complexa e deve ficar na segunda divisão no próximo ano.
 
Já o Fluminense depende de seus resultados e dos resultados dos outros; mais um tropeço do Botafogo e vitória do Fluminense, ele coloca o Fogão na beira do precipício; ele tem chance de mais uns seis pontos, pelo menos depois da arrancada dos últimos jogos e se isso acontecesse, estaria fora do rebaixamento.
 
Na parte de cima da tabela, matematicamente apenas seis clubes podem sonhar com a vitória final; São Paulo que tem 65% de chances; Flamengo que tem 62% de chances; Palmeiras com 50%; Internacional e Atlético Mineiro com 30% cada e Cruzeiro com 25% de chance.
 
O Palmeiras pega pela frente o Grêmio, que quer ficar no G4, Atlético mineiro que quer ser campeão e Botafogo que luta para não cair; o Porco paulista terá grandes batalhas e uma torcida contra do tamanho do mundo.
 
O Flamengo, vice líder hoje, pegará dois times desmotivados e um que ainda luta por algum prêmio; isso lhe dará algumas chances de chegar a mais uns seis pontos, podendo inclusive vencer as três próximas partidas e chegar a 69 pontos. Neste caso seria torcer por um tropeço do São Paulo, que pegará o Sport já rebaixado na última partida.
 
Situação difícil para sonhar com o título está com o Internacional e Atlético mineiro; apostadores acreditam que ambos tenham jogos fáceis pela frente, mas a distância do líder não lhes permite perder nada, se quiserem continuar sonhando, pelo menos com o título.
 
No meu time, Flamengo, os destaques são para o Técnico Andrade, que é prata da casa desde os tempos áureos, a torcida valente e fiel (maior do mundo) e o elenco de bravos guerreiros comandados pela experiência de Petkovic e pela arte de Adriano, o Imperador. Esta turma da nação Rubro-Negra está sim na luta pelo título e sem sensacionalismo de torcedor amante, poderá sonhar em chegar lá, bastando apenas se prepararem psicologicamente.
 
Este ano o Rio de Janeiro poderá chorar e sorrir; chorar pelo rebaixamento de alguém e sorrir pelo retorno do Vasco a primeira divisão (Dinamite mereceu), justamente no ano em que o Flamengo poderá se tornar Hexa campeão brasileiro, depois de 17 anos de hibernação e muitos sustos no meio do caminho.
 
Se o Flamengo for o campeão de 2009, eu que sou sócio off-Rio, irei em seguida à Gávea beber um chopp e trazer a camisa de Matheus Otávio, meu vizinho de cinco anos que oficialmente é Galo, mas que no fundo do coração, quer ser Flamengo para contrariar o pai, Júlio Cesar. Se depender de mim, Matheus terá finalmente sua camisa vermelho e preto ainda este ano.
 
Parabéns Mengão pela trajetória de sucesso! Parabéns Imperador, o Adriano, pela artilharia deste ano! Parabéns maestro Petkovic; sem você seríamos menos alegres!
 
 
Carlos Henrique Mascarenhas Pires
www.irregular.com.br
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 16/11/2009
Código do texto: T1925876
Classificação de conteúdo: seguro