Gêneros Cinematográficos
Gêneros Cinematográficos
Os primeiros filmes foram consagrados em documentários e ficções, os primeiros gêneros do cinema. Na primeira década do século XX, a linguagem do cinema se expande e gera estruturas narrativas que inspiraria Chaplin (comédia) e Fantômas de Louis Feuillade (seriado policial).
A iniciativa dos documentários pelos irmãos Lumière, em 1896, eram gerenciados pelos caçadores de imagens, que fixavam suas câmeras em vários países e registravam a cena que estava à frente, com o objetivo de criar a primeira reportagem cinematográfica.
Edwin Porter, em 1902, foi o responsável pelo desenvolvimento da narração e da montagem artística com os filmes “Vida de um bombeiro americano” e “O grande roubo do trem”, o primeiro clássico do cinema norte-americano que estabeleceu o gênero western, marco inicial da indústria cinematográfica.
O destaque de Hollywood no mundo do cinema culminou com a arruinação da indústria cinematográfica européia na Primeira Guerra Mundial. E, também com emigração de produtores nova – iorquinos à costa oeste, que encontraram condições favoráveis e ilimitadas para filmar, por isso Hollywood é considerada a “Meca do Cinema.”
Na época, os judeus viam o cinema como um negócio, e desta concepção foram fundados os estúdios cinematográficos (Fox, Universal, Paramount, 20th Century Fox). Durante o processo, apareceram diretores e atores, e originou – se o “star system” (sistema de promoção de estrelas de Hollywood).
A consagração de Hollywood e a revolução da produção cinematográfica ocorreram graças à instituição do som finalmente sincronizado com a imagem em 1928, após dois anos de tentativas da Warner Brothers. Com efeito, a junção do som com a imagem originou outros gêneros como a comédia musical. Thomas Edison foi o precursor da sonorização, em 1889, e seguiu – se por Auguste Baron, Henri Joly, Lee de Forest.
O filme mudo, O beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atriz Greta Garbo, foi o último filme mudo da história da MGM e de Hollywood. E, neste mesmo ano, o cinema da Meca já era quase totalmente falado, porém o progresso, do mudo para o falado, em outras partes do mundo foi lento. Outro acontecimento que marcou o ano de 1929 foi a criação do Oscar ou Prêmios da Academia.
Apesar de Hollywood concentrar a maior parte da produção cinematográfica mundial (51%), na década de 30, alguns pólos europeus como Alemanha, França e Rússia produziram obras que são dignos de reconhecimento.
Após a Depressão, nos Estados Unidos, a indústria cinematográfica restaura – se e Hollywood vive seus anos dourados em 1938 e 1939 com produções magníficas como “E o Vento Levou”, “Casablanca” e “O Morro dos Ventos Uivantes”. E, em 1941, Orson Welles lança “Cidadão Kane”, filme revolucionário da estética cinematográfica.
Novos recursos técnicos possibilitaram o desenvolvimento pleno de todos os gêneros principais do cinema: musical, comédia, western, terror e policial.