O Presidente Negro ou O Choque das Raças: A Eugenia sob a ótica de Monteiro Lobato
SILVA, Marcia Santos; FREITAS, Rosana Freitas de. O Presidente Negro ou O Choque das Raças: A Eugenia sob a ótica de Monteiro Lobato. Unijorge. Salvador, 2009.
*Marcia Santos da Silva
O ensaio composto de 14 laudas, intitulado “O Presidente Negro ou o Choque das Raças: A Eugenia sob a ótica de Monteiro Lobato”, foi concebido e apresentado como trabalho de conclusão de curso pelas estudantes de Licenciatura em Letras da Unijorge, Marcia Santos da Silva e Rosana Freitas de Freitas. O texto, como o próprio título evidencia, faz uma breve incursão no romance de Monteiro Lobato “O Presidente Negro ou o Choque das Raças”, publicado em 1926, para analisar a abordagem do autor sobre a polêmica questão da eugenia, a “ciência” da profilaxia racial, temática central do romance. Um breve resumo traz informações sobre o texto. Na introdução, o leitor é informado sobre a motivação para a escolha do romance, os objetivos e a metodologia utilizada em sua composição. O primeiro tópico faz uma síntese, uma espécie de perfil do livro “O Presidente Negro ou o Choque das Raças”. No segundo tópico, a abordagem é relativa às teorias raciais. O texto, no geral, investiga o contexto histórico vivido à época, as relações e os anseios políticos de Lobato, a “teoria do branqueamento” e os seus desdobramentos no Brasil, principalmente. Ele (o texto)foi construído com base em pesquisas bibliográficas e fílmica, e a leitura é recomendada por tratar de assuntos contemporâneos como racismo e gênero, de forma inquisidora, porém, com a serenidade necessária para proporcionar ao leitor uma leitura de boa qualidade.
REFERÊNCIA
LOBATO, Monteiro. A Onda Verde e O Presidente Negro ou O Choque das Raças. Obras Completas. São Paulo: Brasiliense, 1959.
*Marcia Santos da Silva é licenciada em Letras e atualmente faz bacharelado na mesma área na Unijorge.