Resenha para artigo "Information Seeking on the Web"

Information Seeking on the Web: An Integrated Model of Browsing and Searching (Chun Wei Choo, Brian Detlor, and Don Turnbull)

Resenha

O objetivo do artigo foi desenvolver um modelo comportamental da pesquisa de informações na web baseado nos modos de navegar e procurar diferenciados por necessidades de informação e atividades de busca de informação. Além disso, objetivou desenvolver métodos operacionais de medir a busca de informações na web analisando ações e eventos com base nos navegadores, e combinar o uso de métodos múltiplos e complementares para coleta de dados quantitativos sobre como as pessoas procuram e usam as informações da web em seu trabalho.

Os autores são um pesquisador famoso na área de sistemas de informação, que já publicou três livros sobre gestão de informação e conhecimento e dois doutorandos. O artigo data do ano 2000, quando o acesso e as pesquisas na web passaram a ter importância e uso disseminados por diferentes áreas de trabalho e de investigação. A pesquisa é realizada com uso de questionários, entrevistas sobre necessidades de informação e preferências de busca, e ainda um programa que grava “logs” dos caminhos utilizados e do modo de utilização dos links, recursos de interface e informações disponíveis na web pelos participantes da pesquisa, especialistas em TI, gerentes e pessoal de marketing, pesquisa e consultoria.

O trabalho desenvolve então um modelo para descrever os comportamentos mais comuns de busca de informações na web observados entre as 61 ocorrências significativas da pesquisa. Os modos de busca identificados ficam classificados em quatro tipos, incluindo o interpretativo de Weick e Daft (1983), e são caracterizados por suas necessidades de informações e suas estratégias de busca.

Quando apresentam as pesquisas recentes sobre o assunto, os autores ficam convencidos de que tais padrões de navegação na web mostram regularidades (estatísticas) que podem ser descritos por alguma lei geral. Identificam autores que sugeriram modelos com diferentes classificações relativas ao comportamento de movimentação, por um lado, e relativas às necessidades e estratégias de busca de informações, por outro lado. Buscam estabelecer o seu modelo de comportamento com base em um cruzamento de tais critérios.

Ao analisar os logs de movimentação, os comportamentos de busca de informação ficam em seis categorias, desde “surfing” até “formal search”. E os episódios também são classificados de acordo com as necessidades de informação e estratégias utilizadas relatadas nas entrevistas. Assim, os autores conseguem analisar o processo todo em um cruzamento de classificações que permite “enquadrar” os comportamentos episódicos em um modelo.

Esse “enquadramento” comportamental gerado no modelo leva os autores a crer que a relação entre motivações e movimentos pode ser útil para analisar padrões de busca de informações baseadas na web. Também sugerem que pesquisas multi-métodos (quanti-quali) podem ser úteis para investigar este tema.