"O mito, a filosofia e o conhecimento humano"...
A Filosofia pode ser definida como o apreço pela sabedoria, amor e respeito pelo saber um estado de espírito, daquele que deseja o conhecimento, o estima, daquele que o procura e o respeita.
Os mitos foram à matéria inicial para a reflexão dos filósofos, de forma a interpretar a realidade, sendo ela nítida ou não. O mito explicava os elementos simbólicos e sobrenaturais para entender o mundo, o sentido da vida e sanar satisfatoriamente a curiosidade das pessoas.
Desse modo, o mito teve um papel positivo e importante para um determinado período da nossa história, pois não só explicava o desconhecido como determinava certos valores essenciais à vida em sociedade, acomodando e aliviando o ser humano.
A palavra mito tem sua origem grega e significa: mythos (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros) e do verbo mytheyo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).
No entanto, com o desenvolvimento da sociedade, o mito passou a não suportar a evolução do homem e seus questionamentos. O mundo tornava-se mais racional com a tal expansão. Dessa forma o conhecimento veio conquistando o seu espaço, sendo mais profundo, em sua natureza e transformação e em suas verdades.
Podemos definir o conhecimento como um conjunto de informações e relações que um homem carrega consigo e tem a sua pronta disposição num dado momento da sua existência.
“Conhecimento, em filosofia, encontra-se definido como um procedimento operacional, uma técnica de verificação de um objeto qualquer, isto é, qualquer procedimento que torne possível a descrição, o cálculo ou a previsão controlável de um objeto; e por objeto deve entender-se qualquer entidade, fato, coisa, realidade ou propriedade, que possa ser submetido a tal procedimento”.
Assim, no decorrer de nossas vidas, no caminho de nossas trajetórias passamos a construir uma bagagem de conhecimento para compreendermos a realidade em que estamos inseridos. O conhecimento está presente o tempo todo, na gama de informações, descobertas e vivências de nossa rotina.
O surgimento da filosofia possibilitou uma discussão mais coerente acerca de nossa realidade. Questionamentos e indagações, permitindo uma melhor reflexão do pensamento humano.
Filosofar é utilizar a razão, construindo e modificando permanentemente teorias tanto do senso comum, quanto da vida acadêmica em busca da melhor visão, de uma percepção mais profunda dos fatos, aprimorando a capacidade de refletir, surtindo fortes influências para o aprendizado de forma geral.
A filosofia ganhou seu espaço em nossos primórdios, atua em nosso presente e permanecerá em nosso futuro.