Proposta Educacional
IKEDA, Daisaku. Proposta Educacional: algumas considerações sobre a educação do século XXI: São Paulo. Editor Brasil Seikyo, 2006.
Daisaku Ikeda é formado pela Escola Superior Fuji na área de Economia, é atualmente presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). Fundou várias instituições educacionais e culturais. Pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor, com obras traduzidas para mais de vinte idiomas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras ( ABL), desde 1992, ocupando a carteira de nº 14. È também membro da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas ( WFUNA).
Comenta a importância da educação pautada em valores éticos e morais, ressaltando ainda, o descaso e o cinismo generalizado subjacente á atual crise do ensino japonês, no sentido da existência de uma grande transformação social, para que aja u,ma restauração entre indivíduos e sociedade. Objetiva, alertar que a solução para 0 atual descontentamento da educação só acontecerá, quando estruturar em valores vivos que estimule os saberes naturais do ser humano. Propõe, refletir sobre a relevância da proposta ética, moral, filosóficos, cultural e o desenvolvimento dos saberes necessários a novo educação do futuro, pensando sobre a questão de como o ser humano pode contribuir para a sua própria formação na sociedade contemporânea. Inicia-se com a análise reflexiva sobre a relação de pertença entre ética, moral, fuga do aprendizado e os reais objetivos da educação, abordando a relação conceitual dos termos e reconstruindo os principais paradigmas ético-educacionais. Posteriormente, propõe-se um esboço normativo para fundamentar eticamente a importância dos saberes educacionais da atualidade, pautando-se nos princípios norteadores da vida humana, visando contribuir para a efetivação de uma aprendizagem significativa e democrática.
De inicio, o autor aborda a crise do sistema de ensino japonês e o declínio das disciplinas nas escolas, e conseqüentemente um alto índice de repetências dos discentes. Nesse sentido, o ser humano constrói seu lastro cultural a partir do trabalho, através do qual transforma a natureza e a si mesmo, assim, a educação dentro de uma sociedade se releva como um instrumento de manutenção ou transformação social e não como um fim em si mesmo. Desse modo, ela precisa de pressupostos éticos e morais, de conceitos que possam fundamentar e orientar os seus caminhos. a sociedade da qual ela está inserida precisa possuir alguns valores que venha nortear a sua prática. Pois a educação é um processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, que tem como fim, não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social. Nesse contexto, é no processo educativo formal, que a transformação de valores e conhecimentos se materializa através de diversos processos sistematizados de métodos e diretrizes educacionais.
O objetivo da obra é não somente relatar os problemas vigentes encontrados no contexto educativo japonês, mas informar que, o conhecimento pode ser considerado como a compreensão inteligível da realidade onde o sujeito humano adquire através de sua confrontação com a realidade, entendendo o mundo exterior e o interior de cada ser humano. Contudo, a ação humana é uma é uma ação cariada de valores, pois, o homem, analisa a validade e legitimidade das suas ações, assim, essa sensibilidade aos valores é denominada de consciência moral, pois os valores são os alicerces de todas as ações, é imprescindível reconhecer a práxis educacional. Entretanto, os valores éticos e morais transmitidos pela sociedade nem sempre são claramente tematizados, e até mesmo, muitos educadores não fundamentam sua prática em uma reflexão mais cuidadosa a respeito ético. Assim, no processo educacional, proposto por Daisaku Ikeda, significa o resgate da ética que é de fundamental importância uma vez que antes de tudo a verdadeira educação é um compromisso ético, ou seja, é preciso que a relação humana seja calcada em valores positivos verdadeiros, estes que constroem a dignidade humana.
Propõe então, uma pedagogia de Makiguti que está pautada exclusivamente em uma educação holística, como também, ressalta a relevância do processo da comunicação entre os seres humanos e a sociedade. Pois, para compreender as questões humanas é preciso cultivar as qualidades da benevolência, da boa vontade, da amizade, da gentileza, da sinceridade, honestidade e da nobreza da comunidade humana.
A obra apresenta quatro partes, que dispõe sobre os seguintes temas: construindo uma sociedade que sirva às necessidades fundamentais da educação; O revivescer da educação; O resplandecer do espírito, considerações adicionais sobre a educação no século XXI; O desafio do desenvolvimento global: educação para um futuro sustentável; A Soka Gakkai Internacional e finalmente propõe sugestões relevantes acerca da nova proposta educativa nesse mundo globalizado e competitivo” com os quais encerra a obra.
Ao demonstrar problema educativo encontrado na comunidade japonês, o autor, consegue, com rara eficiência e muita objetividade, apresenta idéias claras e coerentes, na verdade é realista quando relata os reais problemas e dificuldades que o sistema educacional enfrenta nesse mundo contemporâneo. Oferece a todos os leitores, propostas importantes em relação aos conhecimentos mínimos necessários que cada discente deveriam ter adquirido no espaço formal da educação, como também relata com muita prioridade que um dos maiores indicadores da crise na educação é a perca dos valores éticos, morais e culturais do ser humano. Sem qualquer dúvida, as informações passadas por Daisaku Ikeda, serão úteis a todos os educadores, principalmente em relação às vivencias e saberes educativos inseridos na cultura japonesa. Ele ainda ressalta os conhecimentos adquiridos por outros autores, abordado em seu livro, mostrando, assim, que só entendemos o processo educacional a partir da troca de experiências com outras comunidades educativas.
O texto apresenta uma linguagem cientifica, sendo indicado para licenciandos de qualquer curso da área de educação, em especial a discentes que estejam cursando o mestrado voltado às especificidades educacionais.