AYRTON SENNA DO BRASIL

AYRTON SENNA...um homem...um mito

Marcial Salaverry

Falar o que sobre Ayrton Senna...já se passaram 8 anos...e parece que não aconteceu...aliás, não deveria ter acontecido. Mas aconteceu.

Só que parece que ele ainda está por aqui. Percebemos que não está, quando chega o dia da corrida, e não temos vontade de ligar a televisão.

Cadê aquela musiquinha da Globo? Cadê aquele sorriso luminoso? Cadê aquela figura sempre vitoriosa que deixava a gente sentindo o gostinho da boa champanhe francesa?

Falar o que sobre Ayrton Senna...todos sabemos que era figura excepcional, tanto em sua condição de esportista, como também, por sua figura humana.

O que se pode dizer, é que Ayrton Senna sempre foi...Ayrton Senna, e pronto.

Vamos procurar rememorar algumas frases ditas por ele, aqui ou ali, quando e como, que mostram bem o caráter e a maneira de pensar deste esportista fantástico.

"Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum."

É assim que os vencedores encaram a vida. E Senna foi um vencedor...

"Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro."

Senna, acima de tudo, sempre pensou em vitórias, mais para satisfação do povo do que sua própria. Em suas vitórias, sempre procurava mostrar seu amor pelo Brasil, que foi perfeitamente retribuído pelo amor do povo brasileiro, pelo seu ídolo maior.

"O que sinto num carro a 300 km/h ? Emoção, prazer e desafio."

Sem comentários... Mostra seu espírito desafiador, dinâmico e vencedor.

"Vocês nunca conseguirão saber o que um piloto sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis."

Todos nós conseguíamos ver a expressão de felicidade dele, mesmo através do capacete. Se não víamos, sentíamos.

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

Dito isto, dito tudo... Sua audácia e habilidade eram realmente insuperáveis. Seu espírito vencedor jamais aceitou algo diferente da vitória. Ele era o melhor, e estava perfeitamente cônscio disso.

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."

Fica como uma lição de vida. Quem quer obter algum êxito, é assim que tem de proceder. Procurar fazer tudo com seriedade, honestidade e competência. E vocês conhecem alguém que tenha cumprido sua missão de melhor maneira?

"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia."

É...quase todo mundo costuma dizer que o importante é competir...No fundo usam de todos os meios para ganhar. Só que Senna admitia isso. Mas sempre quis obter suas vitórias limpamente, ao contrário de muita gente...

"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação."

Outra lição de vida para ser aproveitada. Temos que admitir o medo, conviver com ele, e vencê-lo. Dizer que não sentimos medo, é ter medo de admitir a verdade, e esse é o pior dos medos.

"Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte de minha vida."

Essa é a única maneira de se vencer na vida. Deve-se encarar seus objetivos com a máxima seriedade, e fazer disso a razão da vida. É só assim que se chega em algum lugar.

"É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana."

Todos sabemos que devemos ter alguns revezes na vida e ficar preparados para isso, mas devemos fazer o possível para adiá-los.

"Meu sonho não tem fim, e eu tenho muita vida pela frente." (1991)

Ele acertou também nesta frase, onde mostrava seu espírito otimista. Considerando que as vitórias para ele eram sua própria vida, conseguiu muitas vitórias de 1991 em diante...

"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei."

Deus deu-lhe a oportunidade...mas Ayrton fez sua parte, e muito bem feita. Essa é a lei da vida. Temos que acreditar e confiar em uma ajuda lá de cima...mas não podemos deixar de fazer nossa parte.

"Quando Deus quer, não há quem não queira."

A maior verdade de todas...e quando Ele quis...

Procurei prestar esta homenagem ao nosso querido Ayrton, lembrando suas frases prediletas, salientando a grande lição de vida contida em cada uma delas.

Acima de tudo, fica a lembrança de uma figura humana inigualável.

Esportistas, atletas vencedores, tivemos muitos...todavia, alguém que, além do espírito vencedor, tivesse o mesmo lado humanitário, o mesmo pensamento voltado para os necessitados...nunca houve outro. Muito dificilmente haverá.

O Brasil sobreviveu à perda de dois presidentes.

Superou a perda de vários ídolos.

Acostumou-se com a morte de inúmeros sonhos.

Viu sua auto-estima se desfazer aos poucos.

Sem você, Senna, teremos que sobreviver ao vazio de quem perdeu um pouco de tudo, de uma só vez ...

VALEU AYRTON!!!

1960/1994

TEXTO ESCRITO EM 01/05/2002.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 03/05/2005
Código do texto: T14480
Classificação de conteúdo: seguro