Capitu (minissérie) - Primeiro capítulo

Bentinho toma a decisão de contar sua história, para não morrer de saudade. Um romance sobre uma paixão, um amor, uma obsessão.

O autor apresenta a personagem Capitu de uma forma especial, poética. Ao mesmo tempo, Machado de Assis vai intercalando sua crítica à literatura romântica, à qual se opunha e à sociedade (Igreja, costumes, família).

Bentinho encontra-se derrotado. É cruel a oposição ao estado em que Casmurro está agora, ao que era o adolescente do início da história. Cada detalhe: o olhar, a saliva, a postura.

O capítulo que fala de Dona Glória, a mãe de Bentinho, foi mostrado com muita originalidade: mostra a mulher de 42 anos, que esconde seu viço dentro de um vestuário escuro e pesado. A cena mostra a atriz se vestindo, sendo atada, amarrada por nós e espartilhos, armações de saias. Uma alegoria à repressão a que a mulher se submetia no século XIX.

Tocante esse primeiro capítulo. Portanto, acompanhemos.

B erço de menino mimado

E rguido na esperança do filho

N atural que padre se tornasse

T anto para cumprir a promessa feita

I nda que fosse pela mãe católica

N ada podia demover a mulher

H ouvesse o que houvesse

O h, menino apaixonado!

Sônia Casalotti
Enviado por Sônia Casalotti em 10/12/2008
Reeditado em 11/12/2008
Código do texto: T1329071
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.