Sexualidade: O CHEIRO
“O CHEIRO”
Se o tato é essencialmente feminino e a visão é masculina. Podemos dizer que o odor é eclético! Ele abarca de mamando a caducando, adentra nas impenetráveis frestas e devassa nossas mais obscuras memórias.
Realmente podemos esquecer um nome, um momento e até uma pessoa inteirinha, mas seu cheiro fica ! E como fica...
A explicação científica vai desde a neuroanatomia – onde o trato olfativo tem conexão direta com o sistema límbico ( o do desejo e instintos ) . Até com a fisiologia dos recentíssimos ferohormônios, que nada mais são do que os antiquíssimos hormônios do cio de praticamente todos os mamíferos.
E por que será que não percebemos o cio feminino, se é que ele existe? Simplesmente porque não o praticamos... De todos os sentidos ( e são cinco, me perdoe o Bruce Willis e seu filme tão interessante ) a olfação é a que mais está deixada de lado. O aroma de um saboroso café coado está em extinção. Imaginem então aquele perfume de chá de erva cidreira? Esse, tem gente que nem ouviu falar.
Sábios são os nordestinos, que se despedem dizendo: “- Um cheiro.” Talvez por isso a sexualidade lá seja tão fluida. O cancioneiro popular está abarrotado de exemplos, tais como: “- Cheiro de mina , coração , desejo e sina ... Djavan. “ – Cheira eu , beija eu, me beija ... Marisa Monte “Lança menina, lança todo esse perfume, desbaratina , não dá pra ficar imune” ... Rita Lee. E a banda “Cheiro de Amor” ? É o exemplo claro de que a sensualidade está ligada, melhor dizendo; entranhada no ar.
Até a anatomia da narina e suas dimensões estão relacionadas com a desempenho e tamanho dos órgãos sexuais ...
O que estamos esperando? Vamos cheirar mais as pessoas !!! Sempre onde há grande concentração de glândulas sudoríparas também o há de terminações sensitivas do tato fino. E isso significa que a nuca é extremamente agradável de ser explorada odoriferamente, assim digamos.
E os perfumes? Patrick Susekind ( é assim mesmo que se escreve? ) mostrou no seu hiper-criativo livro “O Perfume” que sexo=cheiro . E é mesmo ! A maioria dos perfumes são divididos entre os cítricos/ femininos ( e tem algo mais ácido do que vagina ? ) e os almíscares /masculinos ( que leva esse nome por ter origem na glândula do boi do mesmo nome- almiscarado) .
E ela serve na natureza justamente para atrair a fêmea e marcar sua presença territorial.
Se ao chegar perto de alguém, essa pessoa lhe trouxer uma memória vívida de um odor extremamente agradável, não perca a chance de se aproximar dela, física e emocionalmente. Pois o trato olfatório é o único que possui apenas os neurônios I e II, e o I se localiza em uma mucosa e não em um gânglio. Isso significa em português claro que uma bomba de desejo e libido explode na sua cabeça e é bom D+ !
Em termos práticos, é absolutamente necessário que pratiquemos o cheirar nosso de cada dia. Nos tornará mais sensuais e com uma capacidade de gravar inúmeros fatos e situações antes desconhecidas. Como diria Castañeda , “abrindo as portas da percepção”.
Tenham uma boa semana e respirem fundo que um mundo está no ar . “Love is in the air”
JB Alencastro