A reflexão filosófica e a Arte
Os primeiros filósofos gregos se preocupavam em conhecer os elementos constitutivos das coisas, fundando uma tradição de estudo da Natureza, seguida e aprofundada por vários outros filósofos.
No século V a.C os sofistas debateram, entre outras idéias, o Bem, a Virtude, o Belo, a Lei e a Justiça, formulando teses ousadas e contraditórias. E tiveram o mérito de introduzir, no estudo da sociedade e da cultura, o ponto de vista reflexivo - critico que caracteriza a filosofia.
Mas foi preciso esperar por Sócrates, pedagogo e filósofo, para que esse ponto de vista funcionasse também na apreciação das artes. Certa vez, Sócrates, perguntou ao pintor Parrásio o que a pintura poderia representar. Era uma indagação filosófica acerca da essência da pintura.
Platão, levando em conta o caráter representativo da Pintura e Escultura, concluiu que essas artes não só estão muito abaixo da verdadeira beleza como também é supérflua a atividade daqueles que pintam e esculpem, porque o que produzem é ilusório. Mas por outro lado, observa que a poesia e a música exercem influencia sobre nossos estados de animo e que afetam o comportamento moral dos homens.
Segundo Platão são três ordens de problemas acerca das artes em geral:
1. Questão da essência das obras pictóricas e escultóricas;
2. A relação entre elas e a Beleza;
3. Os efeitos morais e psicológicos da Musica e da Poesia.
Platão conseguiu transformar em problema filosófico a existência e a finalidade das artes, assim como um século antes, outros haviam problematizado a natureza.
Assim, a Pintura, Escultura e Poesia passaram a constituir objeto de investigação teórica.
Anos mais tarde, Aristóteles pode desenvolver idéias relativas a origem da Poesia e à conceituação dos gêneros poéticos, que representam a primeira teoria da arte que a antiguidade nos proporcionou.
* Os 3 ultimos textos aqui publicados são resenhas de livros da disciplina de História da arte da minha faculdade que eu fiz e que achei interessante publicar. Para todos terem acesso ao incrivel mundo artistico!