Informação e Evolução
No mundo globalizado, com uma sociedade capitalista, a informação e a evolução caminham paralelamente de forma desenfreada alterando o comportamento de todo uma nação. No capitalismo das grandes empresas, na era digital, onde tudo é novidade, onde já se sabe quantos gigabytes tem um IPOD antes mesmo de ir para vitrines das lojas, fica impossível qualquer ser humano acompanhar este momento de tantas informações e transformações tecnológicas que vivemos.
Desde a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, na Inglaterra, as empresa se estruturam com tecnologias e mecanização, cujo foco é: produzir mais, aumentar seus lucros, e reduzir a mão-de-obra. Mas para que produzir mais? Já que há menos gente nas indústrias trabalhando, e mais gentes procurando emprego. Para quem vender mais? Já que o índice de desemprego só aumenta e o poder aquisitivo vem diminuindo.
As informações que chega até a nós, mas não nos oferece estas respostas. Não se lê em nenhum jornal ou canal da internet que podemos entrar em um colapso financeiro devido à política adotada (capitalismo) pelas grandes empresas. Mas o que interessa para o mundo, talvez seja mesmo o IPOD com seus gigabytes, ou mecanização do complexo de uma indústria comandado por um software.
A tecnologia, explorada na mecanização nos campos, nas indústrias, ou até mesmo em nosso cotidiano, deve ser aplicada de forma coerente, visando os possíveis danos e benefícios que podem ser causados para sociedade, tendo em vista, que a classe elitista responsável pela política capitalista jamais pensará desta forma, o que seria contra aos seus interesses.
É preciso se adequar à realidade e tentar, ajustar-se com as mudanças sofridas devido à mecanização e a era tecnológica, pois a mesma tecnologia que em alguns pontos tratamos de vilã, pode e deve colaborar e muito em nossas vidas, algo que raramente um jornal, canal de TV, e internet nos levam este fato como informação.
Os valores da vida não podem ser vencidos pelo sucesso de uma grande empresa, ou por um equipamento tecnológico que possa revolucionar em nosso dia-a-dia. O que há de ser informado é que deve estar presente na mente dos homens, é que o faturamento do mês fechou com alta, com muita felicidade e qualidade de vida, que os patrões se deram por satisfeito com o lucro, e os funcionários foram retribuídos pelo seu sucesso, que a tecnologia veio para facilitar nossas tarefas e não para nos substituí-los.