A CONDUTA NA FORMAÇÃO MORAL DO SER

APÓSTOLO Mateus. A conduta na formação moral do ser. Bíblia Sagrada, Capítulo 5 Versículo: 38 – 42. São Paulo: Edições Paulinas, 1932 p. 1182.

Mateus apóstolo, um dos evangelistas, também escreveu sobre o ensino moral de Jesus o que vem contribuindo na melhoria intelecto moral do ser.

Em seu texto A Nova Lei é cumprimento da antiga, ele ressalta que se alguém te ferir na face direita dá-lhe também a outra; e ao que quer demandar-te em juízo e tirar-te a túnica, entrega-lhe também a capa: e se te obrigar a ir carregado mil passos, vai com ele ainda mais dois mil passos. E diz mais: dá a quem te pede e não voltes as costas ao que desejas que lhe emprestes.

Estas palavras foram proferidas durante o seu ministério no Sermão da Montanha, a fim de tirar as mentes do cárcere intelectual e levá-los a compreender que o olho por olho dente por dente, usado por Moisés para conter o povo da sua época, não se aplica nos dias de hoje.

Razão porque Jesus ao iniciar o seu ministério, deixou bem claro que Deus é amor.

Logo, olho por olho dente por dente além de ser uma violência, favorece exacerbar mais o orgulho, pai de todos os males. Além do exagerado personalismo.

Já o orgulhoso interpreta a lição de amor que Jesus deixou como covardia. Entretanto, dar a outra face há muito mais coragem que se vingar.

É notório que o bruto se vinga. O inteligente perdoa. E o superior perdoa e esquece. Porque para ele vale mais adentrar a vida futura com o traje nupcial (luminoso). O que é agradável a Deus.

Lógico que nem Jesus, tão pouco Mateus, esperam que esta máxima seja levada ao pé da letra, o que seria um erro. A letra mata. É apenas uma advertência de que não devemos retribuir o mal com o mal. Jesus não proibiu a defesa. Mas, advertiu que esta deverá ser levando em consideração a leveza do ser e não ferir o outro de forma alguma. Aceitar com humildade tudo que serve para reduzir o orgulho.

Nesta máxima fica claro que vale mais ser ferido que ferir, enganado que enganar. E que devemos voltar os olhos para a vida futura. Acreditar na justiça da Lei Divina que jamais deixa o mal impune. Tudo retorna.

Resta apenas uma reflexão a cerca de tudo, para libertar as mentes encarceradas. E quanto mais se elevar os pensamentos, palavras e ações, menos sofrimento aqui na Terra.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 13/07/2008
Código do texto: T1078341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.