Pierre Lévy
Segundo o filósofo Pierre Lévy, os computadores ligados em redes mundiais podem favorecer o aparecimento de uma inteligência coletiva. Partindo do princípio onde as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade e potencializada pelas novas tecnologias.
Na pós modernidade a internet desempenha papel fundamental dentro de uma nova configuração do sistema. Vivemos a cibercultura, a cultura contemporânea, formarmos novos vínculos socias e reforçarmos os existentes. Nada mais democrático que a internet. É a democratização do saber.
Segundo Lévy a cibercultura é a herdeira legítima da filosofia das Luzes e difunde valores como fraternidade, igualdade e liberdade. “A rede é antes de tudo um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprender o que querem saber”.
Penso que a internet aproximou pessoas segundo interesses comuns, rompeu fronteiras e sem dúvida democratizou o saber. Entretanto a crueldade existente na sociedade também irá se configurar no mundo virtual.
“ Num futuro não muito distante, as fronteiras territoriais serão abolidas e ninguém mais vai precisar de líderes. A democracia estará disseminada pelo globo, e a humanidade viverá sob um único governo planetário. Tudo graças à rede mundial de computadores, a Internet." ( Pirre Lévy)
“A Internet é uma espécie de projeção de tudo que há no espírito humano. No espírito humano, o sexo ocupa uma parte muito grande. É algo biológico. Se não fôssemos obcecados por sexo, não nos reproduziríamos. Temos uma certa agressividade. Se não tivéssemos, a espécie humana teria desaparecido. Essa agressividade nos serviu muito na época pré-histórica. Hoje, é preciso sublimar essa agressividade, assim como se faz com a sexualidade. Podemos sublimar a sexualidade no amor, por exemplo. Mas digamos que o instinto bruto permanece. Os comportamentos agressivos acabam se manifestando. O ciúme, os maus sentimentos que existem no espírito humano também vão aparecer na Internet. É um espaço de pensamento e comunicação em que não há censura. O que é interessante é que há menos hipocrisia.”
.’ ( Pierre Levy em entrevista a RBS)