No caminho para a escola, Serena faz Blair tirar os óculos e o lenço da cabeça, que ela estava usando como disfarce. 

 

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 14: guerra entre Blair e Jenny

 

Este ato de "Gossip Girl" mostra uma guerra entre Blair e Jenny e, mais uma vez, as fraquezas humanas num ambiente de frivolidade e riqueza.

Jenny, que está completando 15 anos, já mostra vulnerabilidade à mentalidade leviana das patricinhas de Upper East Side, bairro de Manhattan; e se ressente da sua condição de menina pobre. Assim ela sente vergonha de ser pobre, de levar comida de casa para o colégio e não poder acompanhar as despesas das colegas - confissão patética que ela faz ao pai, após o vexame de ser flagrada com o vestido vermelho que furtara da casa de uma dessas "amigas" da turma, pretendendo devolver depois da festa de aniversário.

Enquanto isso Blair vivia outro tipo de drama, no limiar do retorno às aulas: como havia sido "deposta" da sua condição de rainha, abandonada por suas aduladoras por causa das fofocas da Gossip Girl (episódio anterior), relutava em comparecer ao colégio; foi preciso que Serena a tirasse da cama e a escoltasse.

É bizarra a cena em que Serena, braço dado com Blair, segue com ela até a entrada do colégio, sendo vista por Nate e Chuck mas principalmente sendo alvo dos olhares das colegas fofoqueiras e zombeteiras, Jenny misturada a elas; e uma das garotas, que estavam num local mais alto, deixa cair iogurte nos cabelos de Blair. Serena trata de enxugar os cabelos da amiga e a conduz protetoramente ao interior do estabelecimento.

Vejam até que ponto vai a lealdade de Serena por sua amiga de infância, mesmo tendo sido por ela destratada em diversas ocasiões.

 

Sob riso geral Blair recebe iogurte na cabeça, enquanto Serena a protege.

 

Resenha do episódio 14 do seriado "Gossip Girl": "Blair bitch projecte" (prefiro não traduzir dessa vez). Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy J. Kaufman. Produção executiva : Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: K.J. Steinberg. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: J. Miller Tobin. Com base nos livros de Cecily von Ziegesar.

 

 

 

Música: Transcenders.

 

 

Elenco:

 

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

 

Blair Waldorf......................................... Leighton Meester

 

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

 

 Nate Archibald........................................... Chace Crawford

 

 Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

 

 Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

 

 Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

 

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

 

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

 

 

Peitando a todos os que zombavam de Blair, Serena entra com ela no colégio.

 

 "Como é que você consegue se dar bem com todo mundo?"

(Blair para Serena)

"É porque eu sou legal. Você devia experimentar também."

(Serena para Blair)

"Flagrada: Blair Waldorf sozinha no Butter."

(Gossip Girl)

"Abra o olho, pequena Jenny, para o retorno da bruxa."

(Gossip Girl)

"Você acha que eu tenho vergonha da minha família? Não, pai, eu fico com vergonha é de ter que levar lanche de casa para o colégio, comer escondida no banheiro, para depois sair com as minhas amigas e fingir que estou sem fome quando a gente vai almoçar."

(Jenny Humphrey)

"Jenny, você é tão mais legal que essas garotas. Verdade, você tem muito mais qualidades. Você só tem que aprender a se dar mais valor."

(Dan Humphrey)

 

Jenny discutindo com Rufus, seu pai: a menina sofre por ser pobre, em vez de reconhecer o esforço de seu pais 

 

 

Serena, por sinal, também atravessa problemas. Chuck, por causa do noivado de seu pai Bart com Lily, agora está morando em casa desta com Serena e Eric. Ideia de Bart para que ele seja aceito como irmão, e Eric já aceitou porque Chuck o trata sem protecionismo. Chuck porém irrita Serena, mexendo com ela em várias ocasiões, mas quando Serena começa a receber presentes inconvenientes - até um "kit" pornográfico - Chuck é responsabilizado (embora negue ser o autor) e Bart o manda de volta à suíte em que ele morava num hotel. Mas aí chega um cartão em que o remetente assina "G" e diz que está voltando.

Algum mistério do passado obscuro de Serena, afinal ela é uma pessoa que um dia foi leviana, mas hoje é bastante sensata.

Serena procura Chuck em sua suíte e pede desculpas por tê-lo julgado mal. E aparentemente Chuck sabe quem é "G".

Mas no tema principal do episódio, duas maquiavélicas - Blair e a novata Jenny - duelam pelo prestígio num grupinho, coisa afinal de somenos importância. Mas a frivolidade do grupo é tal que só o fato de Jenny aparecer no restaurante acompanhada de Nate, o ex-namorado de Blair, já faz a balança pender a seu favor.

Ao que parece, muita coisa vai acontecer em breve.

 

Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2024.