Nagenda, líder da Night Raid, com seu braço direito mecânico, consequência de um confronto com Esdeath.
AKAME GA KILL! volume 7: Night Raid contra Jaegers
É curioso como neste mangá o perfil psicológico dos diversos personagens é muito trabalhado, quer se trate dos heróis como dos vilões. Neste volume ocorre um grande choque entre os "Jaegers" de Esdeath e os membros da Night Raid, que combatem a tirania. A Night Raid sabe que o governo do império pratica assassinatos e torturas, que o povo vive na miséria. Os Jaegers, grupo que serve diretamente a sádica General Esdeath, acham que têm razão - é o fanatismo de quem segue grupos ideológicos. E isso separa duas irmãs, Akame e Kurome. Ambas são poderosas e Akame, que era uma assassina treinada do governo, chegou a um ponto de tomar nojo de tudo aquilo; mas não pôde convencer sua irmã, que a considerou uma traidora. Elas chegam a se encontrar neste volume, mas o confronto não se resolve.
Convém observar que as lutas que ocorrem são em geral difíceis de compreender, numa confusão gráfica deprimente. Eu não sei porque existe essa mania nos mangás. De resto, o conceito básico das "teigus" - as armas especiais - é fundamental para a complexidade da trama. Mas a dificuldade de explicar as teigus se resolve colocando-as num passado de mil anos, quando sábios da época desenvolveram essas armas inclusive utilizando material genético das "espécies perigosas" existentes nesse planeta (que parece ser num universo paralelo).
As habilidades especiais das teigus resultam em lutas violentissimas porém fantásticas, por isso graficamente difíceis de entender.
Com certeza não é mangá para crianças; a proibição, como consta na capa, é de 18 anos.
Tatsumi chegará tarde para ajudar Chelsea.
Editora Panini, Barueri-SP, março de 2017. Square Enix, Japão, 2013. Tradução: Fernando Mucioli. Capítulos 29 a 33.
Ela está vindo para nos pegar. Não consigo parar de pensar no que vai acontecer."
(Akame, falando de sua irmã Kurome)
"Quantos será que vão morrer?)
(Kurome)
"Por que entrou para o Exército Revolucionário, Akame? Seria tão melhor se tivesse continuado nossa aliada."
(Bols)
"Porque meu coração decidiu que era o certo a se fazer. Eu simplesmente segui o caminho em que acreditava."
(Akame)
Esdeath fazendo recomendações a Seryu. Como estrategista e líder, Esdeath é exemplar. O problema é que ela está do lado da tirania.
Esdeath é uma pessoa extremamente cruel, mas o fato de ter se apaixonado por Tatsumi - ainda sem saber que ele é da Night Raid - é desconcertante. O que o autor planeja com relação a essa figura? Irá ela mostrar um lado bom, já entrevisto na sua vontade de se apaixonar? Haverá uma redenção para Esdeath, por influência de Tatsumi? Se eles se encontrarem uma terceira vez... o que poderá acontecer? Estou apenas especulando, porque ainda não sei a resposta.
Esdeath tem um lado prático e, inclusive, zelo pela sua equipe. Isso está bem claro nas instruções que ela dá aos capangas a quem ela encarrega de perseguir Akame: Kurome, Wave e Bols. Vejam as recomendações da general:
"Estejam sempre atentos aos seus arredores. Não me importo que recuem, se houver muitos inimigos esperando por vocês. Ataquem com tudo, mas sem colocar suas vidas em risco."
Isso mostra que Esdeath tem consideração ao menos com as pessoas que trabalham com ela. Seria uma grande líder se estivesse a serviço da justiça e não da tirania. Há porém uma diferença entre ela e o primeiro-ministro do imperador: este só se interessa pelo poder, enquanto Esdeath só quer ser líder guerreira.
Bols, o exterminador que matou tantos inocentes e que usa uma máscara bem feia (máscara contra gases), tem consciência das crueldades que cometeu: ao morrer, pelas mãos de Chelsea, esta lhe diz: "Essa criatura (Chelsea) morava em uma das vilas que você queimou". Bols reprimia vilas suspeitas de colaborar com o exército revolucionário (do qual a Night Raid é um braço). E queimava tudo, mesmo crianças.
Bols, agonizando após receber uma espetada venenosa, ainda pensa: "Eu sempre soube que um dia iria receber a punição pelo que fiz." E ainda pensa na esposa e na filha. Bols era um gigante gentil, mas com as mãos manchadas de crimes terríveis.
Infelizmente Chelsea, tentando pegar a Kurome, acaba sendo morta pelos fantoches dela, Natala e Doya. Um dos poderes da Kurome é transformar pessoas ou animais em fantoches.
Como podem ver, personagens importantes de ambos os lados vão morrendo nesta saga. Quem chegará ao fim? Posso apostar que a Akame chegará ao fim, pois ela dá o nome ao mangá.
Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2024.