Um Retrato de Woody Allen

Woody Allen é um personagem controverso, que divide opiniões. Uns o idolatram pela sua genialidade, inteligência e trejeitos engraçados, e eu me incluo nesses. Há outros que não o suportam devido ao seu suposto assédio sexual de uma menor de idade; pelo que eu sei, ele foi inocentado. Também há aqueles que não suportam a aparência dele, baixinho e calvo, e nada acham nele de engraçado.

A impressão que eu tenho é que, em praticamente todos os seus filmes, ele interpreta sempre o mesmo personagem: um judeu neurótico, meio antissocial, idiossincrático, etc.

Estou vendo a série dele no Amazon Prime, “Crisis in Six Scenes”, na qual ele interpreta Sidney J. Mussiger, um escritor neurótico, claro, que leva uma vida tranquila com sua esposa na Nova York dos anos 1960. Eu assisti só a dois episódios até agora, mas a série tem o toque do humor inconfundível do Woody Allen, que ironiza a si mesmo a todo instante, até o fato de ser um escritor que parou de escrever romances, por eles serem pouco rentáveis, e passou a escrever uma série de TV, assim como o Woody Allen real.

Logo no início, somos apresentados a Sidney Mussinger, que vai ao cabeleireiro com uma foto de James Dean e pede o mesmo corte de cabelo ao seu barbeiro. O resultado é que ele fica parecendo outros atores, desconhecidos e pouco expressivos. Sidney Mussinger leva uma vida tranquila ao lado de sua esposa psicóloga, que deixou um químico que vendeu uma fórmula por uma fortuna para ficar com ele. Ela tirou a sorte grande de ter feito essa troca, segundo ele mesmo. Os hábitos de Sidney Mussinger são pacatos e tranquilos; ele não gosta de sair de casa para viajar, prefere ficar vendo beisebol pela TV. Também gosta de ser velho. Ele diz que odiaria ser jovem e ser convocado para a guerra do Vietnã.

Esse estilo de vida só muda com a chegada de Lennie Dale, que segue se escondendo da polícia após ter atirado em um guarda na prisão.

E aqui acabam meus spoilers da série. Mas tudo porque eu só assisti aos dois primeiros episódios até agora. E são bem curtinhos. Se você está naquele grupo que gosta do Woody Allen, esta série tem a sua marca e é para você.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 27/12/2023
Código do texto: T7962813
Classificação de conteúdo: seguro