A famosa cena inicial das portas.
O AGENTE 86 episódio 5: invisibilidade
O AGENTE 86 episódio 5: invisibilidade
Miguel Carqueija
Outro episódio hilariante do mais engraçado agente secreto do mundo, o célebre Maxwell Smart, o Agente 86, do Controle.
Desta vez ele é envolvido por uma tentativa de golpe contra o Controle, quando a Kaos ameaça utilizar o “raio da invisibilidade” a não ser que receba uma grande quantia em dinheiro, e aí cederia a invenção do Dr. Haskell ao Controle. A tentativa é chefiada por Ehrlich, da Kaos: e curiosamente, essa organização maligna parece ser coisa alemã. O que se dá a entender é um vínculo entre a Kaos e o nazismo.
Armas no ar, palavras pronunciadas por pessoas invisíveis, até bandejas adejando. Por outro lado, Smart e o Chefe enchem o apartamento do primeiro de armadilhas e barreiras contra visitas indesejáveis — mas nem sempre elas dão bom resultado.
Edward Platt, interpretando o sisudo “Chefe”, faz o perfeito tipo do sujeito sério e sofredor; e como ele sofre aguentando os desastres de Maxwell Smart. Veja-se a cena em que o Chefe vai sair e o Smart, ao abrir a porta, bate com ela no nariz do outro. Smart pede desculpas e ao tentar abrir de novo o Chefe dá um repelão e sai de qualquer maneira.
Neste episódio o Chefe perde até o chapéu.
Resenha do episódio 5 (“Now you see him, now you don’t”/“Agora você vê, agora não vê”) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Paul Bogart. Roteiro: Arne Sultan e Marvin Worth. Edição: Buck Henry. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.
Elenco:
Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)
Barbara Feldon...............................Agente 99
Edward Platt...................................”Chefe”
Ehrlich............................................. Joseph Ruskin
Dr. Carl Haskell................................ Gregory Morton
A dupla perfeita (por incrível que pareça. )
“E, mais uma vez, as forças da virtude triunfaram perante as forças da corrupção.”
(Maxwell Smart)
A 99 ataca.
Também aparece no episódio a Agente 99, sempre muito bem interpretada por Barbara Feldon, que é linda e o complemento perfeito do Smart. Ela é, inclusive, mais alta que Smart e o Chefe.
A chave do humor em “Get Smart” é que toda a comicidade, praticamente, é feita por Don Adams (Agente 86) enquanto os demais personagens atuam a sério, ou quase isso. Só a 99 entre um pouco no clima do 86, por atuar como sua parceira. Mas a fórmula usada foi revolucionária em sua época (década de 1960) pois, segundo comentário num extra do DVD, não existia nada parecido na televisão.
Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2023.
Para Max, detalhes são importantes.