Sailor Moon (à direita) diz o que pensa para a misteriosa Sailor Urano, que só se interessa em localizar os talismãs que até agora não apareceram. Algemada a Sailor Moon, Urano é obrigada a dialogar. 

 

Sailor Moon Super episódio 9: Sailor Moon e Sailor Urano se aliam

 

Finalmente a situação evolui na fase "Super" do seriado de Sailor Moon. Aqui, por força das circunstâncias, Sailor Moon e Sailor Urano finalmente interagem e até combatem juntas. Até aqui Urano e Netuno mantinham-se à parte, recusando interagir com as cinco "sailors" do Sistema Solar interior - e além disso, perseguindo objetivos próprios.

Só para lembrar do que foi visto nos episódios anteriores: existe um sinistro cientista, o Professor Tomoe, que vendeu sua alma ao poder das trevas e no seu laboratório fabrica sementes de demônios (yumas) aparelhados para extrair os "cristais dos corações puros", cristais etéreos que existiriam nos corações de pessoas puras. Sem esses cristais as pessoas caem em coma e, se não os receberem de volta, morrem.

Para que Tomoe deseja esses cristais? É que três deles, chamados de talismãs, devem se reunir para materializar o Cálice Sagrado (Santo Graal), que dará imensos poderes a quem o possuir. Daí essa procura incessante, na qual Tomoe é ajudado por sua assistente Kaolinite, que possui poderes perigosos, sendo inclusive capaz de levitar à vontade.

Urano e Netuno querem o Graal, que esperam entregar a uma pessoa anunciada (Messias) e evitar que o mesmo caia em mãos erradas. A ideia é salvar o mundo - mesmo que as pessoas possuidoras dos talismãns morram.

 

A coreografia mística da transformação de Usagi Tsukino em Sailor Moon.

 

Resenha​​​​​ do episódio 9 (A união de Sailor Moon e Sailor Urano) da fase 3 (Sailor Moon Super) do seriado japonês de animação "Bishojo Senshi Sailor Moon" (episódio 98 da série). Criação Naoko Takeuchi.

Sailor Moon dublada por Kotono Mitsuishi.

 

Urano procura se fechar diante das críticas da Guerreira do Amor e da Justiça. 

 

"Como se atreve a ser tão perversa?"

(Sailor Moon diante da vilã Kaolinite)

"Netuno e eu fizemos uma promessa no caso de acontecer alguma coisa, seja o que for: devemos salvar nossas vidas. A sobrevivente deve procurar os talismãs."

(Sailor Urano para Sailor Moon)

"Ah, é? E para que servem os famosos talismãs que vocês procuram a qualquer preço?"

(Sailor Moon para Sailor Urano)

"E por que quem possuir o cristal do talismã tem que morrer de forma tão angustiante? Eu quero que me diga porque é que você é tão fria com as pessoas."

(Sailor Moon para Sailor Urano)

 

Sailor Moon procura a verdade; Urano revela pouca coisa. 

 

Neste episódio aparece o ambiente de "motocross", ou competições de motocicletas, e Haruka Tenou (Sailor Urano) participa e acaba ganhando, provocando o despeito de dois machistas que a provocam gratuitamente; porém o corredor que eles apoiavam, Yamada, os desaprova e diz que na próxima vez ganhará.

Enquanto isso Tomoe prepara um "ovo do demônio" que irá contaminar a moto de Yamada, surgindo então a yuma que ae apossa do seu cristal etéreo, sendo impedida pela Sailor Netuno. Mais uma vez não é o cristal do talismã; porém a intenção desta vez foi atrair as duas (Netuno e Urano) por serem as que apareciam sempre que um "cristal do coração puro" aparecia. 

(Achei Yamada pouco convincente para ter um coração puro)

Netuno (Michiru Kaio) cai na armadilha e é capturada e aí, quando a Saturno aparece, surge também a Sailor Moon. Nessa altura a yuma (demônio) se desdobrou em duas com pneus e caras (as yumas em Sailor Moon costumam ser bem extravagantes) que conseguem lançar umas algemas energéticas que prendem as duas navegantes uma à outra pelos pulsos.

De início Moon e Urano não se coadunam e tentam se mover para direções diferentes e acabam, por não conseguirem se coordenar algemadas, tendo de fugir e se esconder numa caverna.

É quando podem conversar francamente uma com a outra e Sailor Moon, revoltada por Urano não tentar salvar sua amiga, chega a dizer: "Você não vale nada!" E busca saber o que são afinal "esses famosos talismãs" que Urano e Netuno buscam a todo custo. Urano, até certo ponto cativada pelo jeito diferente da Princesa da Lua, explica que o "Silêncio" (a Terra devastada e sem vida) está se aproximando e que ela e Netuno acertaram que se uma for capturada ou morta, a outra seguirá sozinha.

No fundo, não revelou muita coisa. Elas começaram a se entender porém, depois de se livrarem das algemas, derrotarem as yumas e avistarem Netuno, que caira no mar, retornar à terra, Urano ao se despedir diz a Sailor Moon que não aceitará interferências em sua missão.

Apesar de sua doçura, Usagi Tsukino (Sailor Moon) tem seus próprios princípios e não abrirá mão deles. 

Haverá portanto, um racha entre as navegantes do Sistema Solar interior e as do Sistema Solar exterior?

 

Bondosa, mesmo diante de divergências, Sailor Moon faz um curativo no ferimento de Sailor Urano. 

 

Rio de Janeiro, 8 e 9 de abril de 2025.