Yufa usa o seu poder curativo nos ferimentos de Roan.

 

RAGNAROK episódio 3: Maya e Takius: incompatibilidade de gênios

 

Roan e Yufa, prosseguindo em sua estranha jornada e agora acompanhados pela bizarra Maya e seu "poring" ou bichinho saltador, resolvem atravessar uma torre misteriosa para desafiar os seres perigosos que lá se encontram. Tendo reencontrado Takius, a maga mal vestida e com uma venda nos olhos, esta se junta a eles mas implica com Maya, por causa do caráter interesseiro que a garota mercadora possui. De fato Maya está sempre querendo obter itens mágicos para revender. Na torre o grupo tem de enfrentar caranguejos monstros e uns fantasminhas conhecidos como "sussurros".

Roan é muito impetuoso mas precisa da ajuda de sua amiga de infância, a taumaturga Yufa, com seu poder de cura. Ela espalma a mão, fazendo com que apareçam pequenas cruzes luminosas. Roan usa uma cruz em seu traje de cavaleiro; na verdade a série apresenta muito misticismo com signos cristãos.

Já Maya é uma personagem ambígua, mas que desperta simpatia com seu jeito ao mesmo tempo inocente 😇 e malicioso. Takius, porém, é pouco simpática com seu traje impudico e sua auto-suficiencia arrogante.

 

O que Maya chama de "itens" são mercadorias. 

 

Resenha do episódio 3 do anime "Ragnarok", "Eu acredito nela". RO Production G&G Entretenimento, Japão, 2004. Produção: Seiichi Hori e Cheong Daesik. Direção: Seiji Kishi e Kim Jung Ryiool. Roteiro: Hideki Mitsui e Lee Myung-Jin. Música: Noriyuki Asakura. Com base no jogo "MMORPG" sul-coreano baseado em universo criado por Lee Myung-Jin.

 

Elenco de dublagem

 

Yufa....................... Nana Mizuki

Roan...................... Daisuke Sakaguchi

Takius.................... Aya Hisakaw

Maaya...................... Haruko Momo

Judia...................... Minako Arakaw

Poi Poi.................... Fujiko Takimot

Keough................... Takehito Koyasu

Irufa Alam............. Kazuya Nakai

 

O que realmente buscam Roan e Yufa? Quanto a Maya, não há dúvida de que o que ela busca são "itens" mágicos ou não para comprar e revender, fora os que ela acha e vende sem ter pago.

 

 

 "Aquela garota, não podem se livrar dela?"

(Takius para Yufa e Roan)

 

"Seria legal receber gratidão de certa pessoa que não gosta de mim."

(Maya para Takius)

 

Vendo seus amigos (e até Takius, que não é sua amiga) em sérios apuros, Maya corre de volta à vila para comprar a katana que tinha visto na feira. Retornando ela afasta alguns monstros jogando o "poring" (o bichinho saltador) neles e entrega a katana flamejante a Roan, que apenas tinha uma espada vulgar. Maya provou sua lealdade mesmo sendo gananciosa.

 

 

No início do primeiro capítulo Yufa está terminando o funeral de seu irmão Keough. Neste terceiro episódio a abertura mostra o que ocorreu antes: Yufa, Roan, Keough e certo Irufa foram perseguidos por espectros ao atravessarem uma construção chamada "Glast Heim" e afinal Keough foi morto por um misterioso cavaleiro. A cena ficou sem explicação.

Agora, na cidade de Geffen, Yufa e Roan reencontram a maga Takius e resolvem penetrar na torre do lugar, de onde se ouvem ruídos estranhos. Os que entram lá não saem com vida. A expedição é meio insensata (procurar sarna para se coçar) e quem resolve quando tudo parece perdido é a pessoa menos valorizada, Maya, que volta atrás e adquire na feira uma "katana flamejante" que entrega a Roan. Este, de posse da espada especial, consegue derrotar os caranguejos gigantes e os fantasmas. 

Em Geffen há uma mulher, Catarina, acompanhada de uma cachorra falante, Maria. O significado dessas personagens me escapa. Mas, com certeza, ainda tem muita confusão pela frente.

"Ragnarok" é uma saga de famtasia heróica passada em outro mundo, mas com características medievalescas, como é comum nesse gênero. Tem drama, violência e morte, mas tudo é suavizado pelo humor bem colocado. Os personagens são bem construídos e a Maya, com seu mercantilismo, é o alívio cômico da história.

 

Rio de Janeiro, 16 a 18 de outubro de 2024.