Quem é essa garota que fotografa Serena às escondidas? Estamos diante da Gossip Girl em pessoa?

 

A GAROTA FOFOQUEIRA episódio 13: a Gossip Girl difama Serena e Blair!

 

Uma grande confusão acontece neste ato: uma série de eventos que vão gerando e avolumando um escândalo entre os adolescentes do Upper East Side em Manhattan. Um escândalo que atinge Serena e logo em seguida Blair, com consequências imprevisíveis.

E na raiz de tudo a bisbilhoteira, leviana e misteriosa Gossip Girl (Garota Fofoqueira) com seu blog malicioso.

Serena foi fotografada adquirindo um pacote com teste de gravidez. A autora da fotografia clandestina, uma garota, ou é a Gossip Girl ou alguma informante. De qualquer forma a Gossip Girl (que ninguém sabe quem é) não teve escrúpulos em colocar isso no blog, dando a entender que Serena está grávida.

Isso logo viraliza no colégio e chega ao conhecimento de Rufus Humphrey, que logo cobra de Dan, dizendo que seus planos para o rapaz não incluíam que ele se tornasse pai sendo adolescente. Algo farisaico se levarmos em conta que Rufus é trampolineiro e outro dia mesmo queria reatar com Lily (mãe de Serena) um namoro de tempos remotos, mesmo sabendo que ela agora é noiva de Bart Bass, pai de Chuck.

Mas Serena não está grávida; o teste era para Blair, cuja menstruação atrasara. Blair não queria fazer o teste mas acaba fazendo por insistência de Serena, e dá negativo.

Isso porém não encerra o assunto. Como Chuck ainda tentasse uma aproximação com Blair e mais uma vez fosse repelido, ele vingativamente mandou uma mensagem para o blog da Gossip Girl, "informando" que não era a Serena quem estava grávida mas a Blair, que transara com dois sujeitos na mesma semana (Chuck e Nate).

Serena, que só sabia da transa entre Chuck e Blair, chega a procurar Chuck em sua residência para que ele desse um apoio a Blair. Mas Chuck esclarece logo que Blair fizera sexo também com Nate, pois reatara com ele. E que Nate não tomava precauções.

Com o boato viralizando pelo blog da fofoqueira, Blair sente o seu império desabar quando o grupo de garotas que a cortejavam se afasta dela, após uma séria discussão em público entre Nate e Chuck.

É revoltante a atitude machista de Nate, jogando na cara de Blair e rompendo arrogantemente com ela - como se ele próprio não a houvesse traído, como se ele não tivesse telhado de vidro.

 

Serena visita Chuck para tentar despertar nele o brio de assumir uma possível paternidade. Mas Chuck declara que usou camisinha e que Blair também copulou com Nate - e isso Serena não sabia.

 

Resenha do episódio 13 do seriado "Gossip Girl": "A thin line between Chuck and Nate" ("Uma linha tênue entre Chuck e Nate). Produção: Joe Lazarov, Jessica Queller e Amy J. Kaufman. Produção executiva : Bob Levy, Leslie Morgenstein, Stephanie Savage e Josh Schwartz. Roteiro: Felicia D. Henderson. Desenvolvimento: Josh Schwartz e Stephanie Savage. Direção: Norman Buckley. Com base nos livros de Cecily von Ziegesar.

 

Música: Transcenders.

 

Elenco:

 

Serena von der Woodsen.........................Blake Lively

 

Blair Waldorf......................................... Leighton Meester

 

Dan Humphrey.......................................... Penn Badgley

 

Nate Archibald........................................... Chace Crawford

 

Jenny Humphrey........................................ Taylor Momsey

 

Chuck Bass.................................................. Ed Westwick

 

Lily von der Woodsen..................................Kelly Rutherford

 

Rufus Humphrey..........................................Matthew Settle

 

Gossip Girl ou Garota Fofoqueira (voz)...........................................Kristen Bell

 

 

Logo antes de rebentar o escândalo Blair faz questão de humilhar Jenny (de gorro). Reparem à esquerda de Blair suas duas aduladoras de estimação, mas que também a irão abandonar. 

 

"Qual a diferença entre boato e escândalo?"

(Gossip Girl)

 

"Qualquer um pode cometer uma indiscrição e criar um aborrecimento a alguém. Mas para um simples boato virar um verdadeiro escândalo... é preciso que a pessoa certa esteja no lugar errado."

(Gossip Girl)

 

"Sabe, essa implicância já está demais. Você não acha, B?"

(Jenny Humphrey para Blair Waldorf)

 

"Primeiro que tudo, a implicância acaba quando eu quiser. E para seu governo, só as minhas amigas me chamam de B "

(Blair Waldorf para Jenny Humphrey)

 

"Toda vez que acontece algo fora dos planos você finge que não é nada. Você age como se estivesse num filme da sua vida perfeita... e eu tenho que fazer você cair na real dos problemas."

(Serena van der Woodsen para Blair Waldorf)

 

"O meu dia está sendo ótimo apesar de todos os seus esforços para estraga-lo."

(Blair Waldorf para Serena van der Woodsen)

 

"Chuck, preciso muito confiar em você. Espero que lá no fundo você seja uma pessoa decente e eu não me arrependa."

(Serena van der Woodsen)

 

"Fique e lute. Eu lutarei com você "

(Serena van der Woodsen para Blair Waldorf)

 

Diante da insistência de Serena para que Blair, cuja menstruação atrasara, faça o teste de gravidez, Blair destrata a amiga. O desequilíbrio nervoso de Blair contrasta com a serenidade (sem trocadilho) de Serena. Blair acaba fazendo o teste, que dá negativo.

 

Aqui é preciso entender que o mundo dos ricaços de Manhattan, tal como mostrado nesta série, é um mundo hedonista, hipócrita, frívolo e libertino. Serena é uma garota centrada e séria, embora no passado fosse leviana. Porém, mesmo moralmente íntegra e sensível, Serena copula com Dan, seu namorado, ele também um rapaz muito direito. São mutuamente fiéis e se amam sinceramente. Porém não seguem nesse ponto a moral cristã, deixando o sexo para o casamento. Criada num ambiente tão materialista e frívolo, Serena, dentro das limitações da sociedade corrupta em que vive, até que se comporta muito bem (adolescentes, que ainda não possuem estrutura financeira nem maturidade, inclusive para assumir filhos, também por isso não deveriam praticar sexo).

 

Chuck Bass, após a discussão e quase briga física com Nate Archibald, agora despreza Blair. 

 

Há tramas paralelas que vão explorando as características de cada personagem. Jenny, por exemplo, escuta às escondidas a conversa de Serena e Dan, e fica sabendo do caso entre Blair e Chuck, que vinha sendo mantido oculto. E talvez por ressentimento contra Blair, que a tem tratado mal, Jenny confirma a Nate o que a Gossip Girl espalhou. Isso vai gerar também uma cena explosiva entre Blair e Serena. Esta garante que não contou nada a Jenny, mas Blair pergunta logo se ela contou "ao seu namorado pé-rapado" (Blair é metida a besta mesmo e frequentemente maltrata Serena). Admitido o fato, a dedução de Blair é fácil: Serena contou a Dan e este contou a Jenny, sua irmã, e Jenny contou a Nate. Nem foi bem assim: Jenny escutou às escondidas.

Sentindo-se por todos repelida - em parte pelo seu próprio gênio cabotino e arrogante - Blair se desespera e pede à mãe autorização para viajar, ir na França estudar um semestre e ficar com o pai, que vive lá.

Na noite seguinte ela está prestes a voar para a França mas é alcançada por Serena, que implora que ela fique: "Você é uma Waldorf". Serena já perdoara - mais uma vez - os insultos que ouvira da amiga. E é linda a cena da reconciliação (mais uma) entre as duas, com Serena dizendo: "Volte e lute. Eu lutarei com você".

Com uma aliada como Serena... Blair dará a volta por cima.

 

Quando perde as estribeiras Blair não poupa nem sua melhor (ou única) amiga. Mas precisará de Serena para sair do fundo do poço.

 

 

Serena: a personagem principal, que um dia foi uma adolescente problemática e dada a bebida. Ao trair sua amiga de infância Blair com o namorado desta, Nate, arrependeu-se de tal modo que se ausentou de Manhattan por muitos meses, indo estudar num colégio interno. Ao voltar era outra pessoa, mas o passado ainda a persegue.

Blair: orgulhosa, autoritária, mas ama Nate sinceramente e ao saber do que havia ocorrido quis se vingar de Serena e custou a perdoa-la. Mas apesar dos defeitos de Blair, Nate provou que não a merece.

Nate: instável, volúvel, machista, acusa Blair de traição e quer brigar com Chuck, até aí seu amigo; e não enxerga seu telhado de vidro. 

Chuck: até aqui o cafajeste da história; mas é mais coerente que Nate e de vontade mais firme. Como ficará a relação entre os dois?

Daniel (Dan): rapaz pobre (nos moldes de Manhattan) mas seguro de si, de caráter forte. Um tanto desajeitado, tornou-se o amor de Serena.

Jenny: a irmã caçula de Dan é uma incógnita: não é tão inocente como parece e já começa a querer rivalizar com Blair no jogo de influências entre colegiais.

A Gossip Girl: a personagem misteriosa do blog. É venenosa e inescrupulosa e passa a vida fofocando, futricando, futucando a vida da garotada adolescente de riquinhos do Upper Side East, atacando reputações, lançando insinuações maldosas, jogando uns contra os outros. Ela conhece todo mundo, pertence ao meio e se esconde na covardia do anonimato. 

 

No aeroporto: Blair (de vermelho) desiste de tomar o jato particular. Serena e Blair se reconciliam e firmam a aliança para a luta que virá. Blair já não está sozinha.

 

Observação final: ao que parece, acontecimentos dramáticos estão a caminho! Blair, desanimada, resolvera fugir de Manhattan mas Serena convenceu-a a ficar. A extrema generosidade de Serena desconsidera ter sido várias vezes destratada por Blair. Leal a uma amizade da infância, Serena - que nunca deu as costas a Blair, como observou Dan - vai lhe dar força nessa hora difícil: "Fique e lute. Eu lutarei com você". A promessa está feita, e Serena sempre cumpre suas promessas. Porém, excluindo os adultos que não se metem nisso e excluindo Dan, que não gosta de Blair nem ela dele, mas que respeita a atitude de Serena, o resto está todo mundo contra Blair: Nate, Chuck, a garotada feminina da escadaria (onde Blair costumava ser a líder e outra garota está pondo as mangas de fora) e até a "inocente" Jenny. E até mesmo as duas puxa-sacos de estimação da Blair.

Ou seja, mantida essa configuração, será Serena e Blair contra todo mundo.

O que poderá acontecer?

 

Río de Janeiro, 4 a 6 de outubro de 2024.