O trio habitual reunido. 

 

O AGENTE 86 episódio 13: no Expresso do Oriente

 

O famoso romance de Agatha Christie "Assassinato no Expresso do Oriente" deve ter inspirado este episódio hilariante do Agente 86. Só aqui morrem mais quatro agentes do Controle: 82, 83, 84 e 85 - ou seja, os quatro que entraram antes do 86. E nem parece que tais mortes fossem muito sentidas.

O detalhe realmente engraçado é que Maxwell Smart, levando a correntada ao pulso a pasta com o pagamento de cinco meses atrasados para os agentes do Controle que atuam atrás da Cortina de Ferro (para quem não sabe mais: a antiga zona comunista da Europa), ao abrir a portinhola do armário de sua cabina no trem para receber a mensagem secreta diretamente do Agente 44, lá escondidoV, tem que ouvir uma lenga-lenga lamuriosa trabalhista. A choradeira é tanta que Smart tem que lhe arranjar algum dinheiro.

Outro detalhe hilário é o funcionário do trem, que de nada se espanta: para ele tudo o que ocorre no Expresso do Oriente é normal.

 

Uma gafe de Smart: ao mostrar uns diapositivos, aparece uma imagem comprometedora de mulher - na frente da 99. Reparem no olhar dela.

 

Resenha do episódio 13 (Aboard the Orient Express/A bordo do Expresso do Oriente ) da primeira temporada da série norte-americana “Get smart” (Fique esperto; Universal, 1965), ou “Agente 86” no Brasil. Criação e roteiro: Mel Brooks e Buck Henry. Produção executiva: Leonard Stern. Produção: Jay Sandrich. Direção: Frank Mac Donald. Roteiro: Robert C. Dennis e Earl Barret. Música: Irving Szathmary. Fotografia: Robert H. Wyckoff.

 

 

 

Elenco:

 

Don Adams...................................Maxwell Smart (Agente 86)

Barbara Feldon...............................Agente 99

Chefe..............Edward Platt 

Agente 44…......Victor French 

Condessa..........Carol Ohmart 

Theo Marcuse........Demetrius 

Bill Glover................ Ernst 

Del Close.................Dr. Minelli 

 

Smart costuma ter um fraco por mulheres, por mais suspeitas que sejam.

 

 "Não sei como dizer isso, 86. Não recebo há cinco meses."

(Agente 44)

 

"Essas mensagens secretas têm gosto horrível."

(Agente 86)

 

Tudo acontece no camarim do Agente 86.

 

Quando o trem passa pelo minúsculo país Liechtenstein (entre Áustria e Suíça) o homem do trem tem que carimbar os passaportes. Em seguida ele entra de novo para o mesmo ato, pois o trem está saindo de Liechtenstein.

Em meio a todos os absurdos, a cara de pau de Don Adams - o comediante que interpreta o Agente 86.

A 99 e o Chefe também aparecem. A 99 chega a embarcar no expresso, mas não tem grande participação dessa vez. Seu melhor momento é quando Max, querendo poupa-la de uma missão perigosa, diz ao Chefe que ela é uma mulher - e a 99 agradece encantada, como se dissesse: "Até que enfim você notou!"

 

Rio de Janeiro, 1 de outubro de 2024.