Sailor Moon está sempre disposta a punir em nome da Lua quem pratica o mal.

 

 

SAILOR MOON SUPER episódio 5: O primeiro beijo

 

O sinistro Professor Tomoe , com sua gargalhada cavernosa, aparece de passagem com sua secretária Kaolinite, lançando ao ar, por uma chaminé, mais uma "semente de demônio" em busca de um coração puro - para quem não acompanha a série, as pessoas ditas "de coração puro" possuem cristais etéreos no coração. E três dessas pessoas são portadoras de "talismãs" em que esses cristais se transformariam se saíssem dos corpos. A junção dos três talismãs traria de volta o Cálice Sagrado (na dublagem brasileira inventaram indevidamente a expressão "Taça Lunar", mas é o Santo Graal).

Uma menina garçonete, que sonha com o primeiro beijo, é o alvo desta vez. O "ovo de demônio" se infiltra em seu aspirador de pó e daí a "yuma" (demônio ou monstro) surge com características de aspirador (sic) e se apossa do cristal da garota. Quando tenta ir embora aparecem Urano e Netuno e a briga começa; só mais tarde surgem Sailor Moon e suas amigas (menos Sailor Marte, que ficou cuidando da vítima, que não poderá sobreviver por muito tempo sem o cristal) e o Tuxedo Mask.

 

Usagi Tsukino (Sailor Moon) escuta com atenção (reparem nos seus olhos) a conversa da garçonete sobre o primeiro beijo.

 

Resenha do episódio 94 do seriado japonês “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), episódio 5 da terceira temporada, "Sailor Moon S", “O primeiro beijo”. Toei Animation, Japão, 1994. Direção: Junichi Sato e Kunihiko Ikuhara. Argumento: Naoko Takeushi. Produção: Iriya Azuma e Kenji Õta. Roteiro: Yõji Enokido. Música: Takanori Arisawa.

 

Elenco de dublagem:

 

Sailor Moon (Usagi Tsukino)....................Kotono Misuishi

 

Sailor Marte (Rei Hino)............................Michie Tomizawa

 

Sailor Mercúrio (Ami Mizuno)..................Aya Hisakawa

 

Sailor Júpiter (Makoto Kino).....................Emi Shonihara

 

Sailor Vênus (Minako Aino)......................Rika Fukami

 

Mamoru Chiba (Tuxedo Mask).................Torú Furuya

 

Chibiusa....................................................Kae Araki

 

Sailor Plutão.............................................Shiyoko Kawashima

 

Sailor Urano (Haruka Tenou)................Emi Ogata 

 

Sailor Netuno (Michiru Kaio)...................Masako Katsuki 

 

Conversa interrompida: Haruka e Michiru estão na mesa ao lado.

 

"Quando você beija pela primeira vez em sua vida a pessoa que ama, é muito romântico!"

(Sailor Moon)

 

Reparem na gota que aparece na cabeça de Usagi. Recurso comum nos desenhos japoneses, é a famosa"gota do constrangimento", quando alguma coisa causa embaraço. No caso, porque a amiga garçonete perguntou se ela já havia beijado o Mamoru.

 

O aspecto caricatural da "yuma" tem relação com a linha mais infantil deste seriado dos anos 90, em comparação com o mangá que é mais denso. Mas é um aspecto pitoresco; só estranho que ruas inteiras apareçam vazias de gente, o que na prática seria impossível.

Quanro a Urano e Netuno, que sabem mais que Usagi Tsukino o que está acontecendo, elas se mantém frias na postura de quererem localizar os talismãs, mesmo sabendo que, se uma pessoa perder o seu cristal do coração, morrerá. Mas para essas duas, o que mais importa é juntar os três talismãs para recriar o Graal, mesmo que três pessoas inocentes devam morrer.

Isso gera uma briga que envolve Sailor Moon e Tuxedo Mask contra Sailor Urano e Sailor Netuno. Mas essas duas se desinteressam ao constatar que aquele cristal também não era um dos talismãs.

Há nisso tudo uma incógnita. Netuno (Michiru) observa que achar os talismãs é a missão "que nos designaram desde o início". Mas quem? Como elas ficaram sabendo?

O resto é a ingenuidade do enredo, aqui centrado na idéia do primeiro beijo de amor. E, Michiru lembra que o primeiro beijo foi entre Adão e Eva, personagens bíblicos.

 

Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2024.

Rei Hino (Sailor Marte) reza pela jovem que teve roubado seu cristal etéreo.