Frontier
Canadá, final do século XVIII, quando a América do Norte, ainda selvagem, viviam em conflitos com indígenas, colonizadores e ocupação inglesa. Nesse ambiente hostil, onde apenas os fortes sobreviveriam, encontraremos Declan Harp (Jason Momoa), um caçador de peles, meio irlandês e meio Cree (tribo indígena).
O monopólio da Companhia da Baía de Hudson sobre o comércio de peles, jogava os preços aos níveis mais baixos, proporcionado lucro apenas para os governantes locais e a Coroa Britânica. Diante dessa realidade, Declan tornou-se um grande contrabandista, vendendo suas peles diretamente ao consumidor final, sem intermédio inglês.
O grande vilão do seriado foi o Lorde Benton (Alun Armstrong), responsável pela morte da mulher e do filho de Declan. Essa busca por vingança alimentou o seriado. Antes de se tornar um caçador de peles, Declan tinha servido à Coroa como soldado, e desertou depois.
Frontier teve três temporadas bem desenvolvidas sobre o tema, acrescentando romance, ação e suspense. Foi uma produção que mereceria outras temporadas, mas não seguiu adiante. Os tabloides especializados em seriados no Canadá e na América, informaram que o ator principal (Jason Momoa), não tinha disponibilidade para continuar, outros trabalhos no cinema já estavam agendados e contratados.
É uma série controversa em termos de crítica, pois alguns a relacionam com Game of Thrones, dizendo ser um arremedo, mas não vejo assim. O fato histórico pode se repetir em vários lugares e épocas. A similaridade de locações ou roteiro, não quer dizer necessariamente ser uma cópia.