Punho de Ferro
Eles também erram.
Punho de Ferro poderia ser um sucesso, mas não foi. Essa transição de heróis dos quadrinhos para tv não tem dado muito certo para os produtores, poucos seriados desse gênero conseguiram emplacar várias temporadas, posso citar O Arqueiro e o Flash como exemplo.
A história é parecida com tantas outras já exibidas na tv: um homem cresce num monastério e resolve voltar à civilização. Nesse reencontro com a metrópole se desenvolvem os conflitos e os episódios seguem seu rumo. Com Punho de Ferro acrescentou-se ao herói ser herdeiro de uma fortuna, o único a comandar os negócios de família, em substituição ao falecido pai; acrescentou-se ao jovem o poder de invocar uma força mística, o Punho de Ferro. Para quem é leitor da Marvel, fica o legítimo direito de comparação entre os dois formatos: quadrinhos e tv.
A mídia fez um estardalhaço sobre a produção de Punho de Ferro. Sua pré-estreia só perdeu em expectativas para Helix (outra série descontinuada); infelizmente conseguiram estragar tudo, principalmente na segunda temporada. Tornaram o herói, protagonista do seriado, um “banana”, isso mesmo. Transformaram-no num monge literal, mesmo diante da necessidade de reações mais incisivas e às vezes duras. Para contrabalancear, fizeram da namorada do Punho de Ferro o “machão” da história, então ficou assim: Punho de Ferro era o “zen” e Colleen Wing enfrentava a bandidagem, somente quando ela estava sobrecarregada, o herói saia dos seus afazeres domésticos e ajudava.
Existe um pouco de exagero da minha parte sobre o comportamento do Punho de Ferro, mas em suma é por aí. Creio que isso derrubou a audiência, culminando no cancelamento da terceira temporada.
A caneta bic é assim desde sempre. Mudar para quê? Da mesma forma deveriam trazer os heróis dos quadrinhos para tv com o mesmo vigor, e não criar arranjos baseado na vontade própria. Não está muito longe o dia em que vão pintar o Hulk de rosa.