Harlock é um dos heróis mais tristes dos desenhos animados por sua situação trágica de renegado e expulso do seu próprio mundo. Reparem na grande cicatriz abaixo do olho esquerdo.
CAPITÃO HARLOCK episódio 5: aparece a lider das Mazones
O Capitão Harlock vive no espaço cósmico, mas tem uma parte de sua alma na Terra, que não pode abandonar, e na filha de sete anos de seu falecido amigo, de quem herdou a Arcádia. Neste episódio Harlock troca cartas com Mayu e é consolado em sua tristeza por Mime, a alienígena de cor ligeiramente verde que não tem boca mas consegue falar e ingerir líquidos. Aqui se conta a história da origem de Mime, que vivia num planeta onde uma guerra atômica ativou as plantas que passaram a dominar aquele mundo; Mime seria a última sobrevivente e foi salva por Harlock, passando a fazer parte da tripulação da nave Arcádia. Harlock gosta de ouvi-la tocar harpa.
Harlock testa a coragem e a habilidade de Daiba ao enfrentar uma nave das mazones, cuja origem ainda é um mistério. Ele também leva Daiba a visitar o asteroide onde está estocada uma grande quantidade de comida. Harlock afirma que a Terra será golpeada pela fome.
Harlock é um herói trágico, odiado pelo governo da Terra, aonde só pode voltar clandestinamente. Na maior parte do tempo ele permanece no espaço, defendendo a Terra dos perigos externos. Seu trabalho, porém, não é reconhecido pelo governo mundial totalitário.
A Comandante Key Yuki, a extraordinária braço direito de Harlock. Talvez o ame, mas Harlock é inacessível em sua majestosa introspecção.
Resenha do episódio 5 – O batismo do nada – da primeira temporada do seriado de animação “Capitão Harlock” (Uchu Kaizoku), Japão, 1978. Direção geral de Rintaru. Consta a direção de Katsumi Minoguchi em um episódio.
Elenco de dublagem:
Capitão Harlock...............................Makio Inove
Tadashi Daiba..................................Akira Kamiya
Mime...............................................Noriko Ohara
Comandante Key Yuki......................Chiyoko Kawashima
Mayu Oyama....................................Chiyoko Kawashima
Raflesia.............................................Haruko Kitahama
Primeiro Ministro.............................Joji Yanami
Professor Cuzco................................Hiroshi Ohtike
Narrador...........................................Hidekatsu Shibata
Professor Daiba................................Yonehiko Kitagawa
Android.............................................Kenichi Ogata
Comandante Mitsuru Kiruta.............Jidekatsu Shibata
Mime, a misteriosa jovem alienígena que teve a vida salva pelo Capitão Harlock e resolveu acompanha-lo pelo resto da vida, numa gratidão leal e discreta.
"As Mazones... elas possuem um intelecto e um poder científico que ultrapassam a nova imaginação."
(Capitão Harlock)
"As pessoas da Terra se entregam inteiramente à luxúria, dia e noite... mas logo haverá uma crise de comida. Haverá um tempo em que as ruas estarão cheias de pessoas passando fome."
(Capitão Harlock)
"Jogando a minha vida fora", diz a canção-tema. Harlock renunciou a viver para si próprio; vive pela Terra e pela Humanidade.
Pela primeira vez na saga aparece - ainda que em forma de holograma - a grande vilã e inimiga de Harlock: Raflesia, a Rainha das Mazones - as "onipotentes Mazones", como arrogantemente elas se intitulam. Apesar da forma humana elas são seres vegetais, de cor esverdeada, e seu nome tem relação com Amazônia. Raflesia ataca o asteróide-despensa, que aparentemente é destruído. Perante tal desastre, que prejudica sobremaneira o nosso mundo, o que fará Harlock? Tanto mais que o irresponsável primeiro-ministro não crê na ameaça das mazones?
Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2024.